O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, recebeu na tarde desta sexta-feira (24/05), no gabinete do Paço Municipal, o empresário de Pirapozinho, Lucas Favareto, da Tenda Madeiras, que foi voluntário nos resgastes às vítimas da enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul.

A reunião foi acompanhada pelo assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), David Santos, pela assessora da Secretaria Municipal de Educação, Karina Gomes, e pela coordenadora pedagógica, Ariadne Evangelista.

Favareto apresentou seu projeto para beneficiar as crianças que estão desabrigadas no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, local onde atualmente há o maior número de abrigos do Estado. Com apoio de escolas públicas e particulares, o empresário está arrecadando brinquedos, novos e usados em bom estado, e cartas, que serão distribuídas nesses locais.

Segundo Lucas, já foram firmadas parcerias com escolas de Pirapozinho, Narandiba, Teodoro Sampaio, Ivinhema (MS), Anaurilândia (MS), Sinop (MT) e, agora, Presidente Prudente.

“A ideia é que o gênero textual carta seja trabalhado nas escolas e, juntamente com o ensino, seja feito o gesto de solidariedade, quando a família tiver condições de colaborar”, explicou.

O empresário comentou que foi sensibilizado por todo o cenário e todas aquelas famílias que ajudou durante os cinco dias que ajudou com os resgastes. “Fui convidado a ajudar, pela experiência com embarcações maiores. Junto com o grupo, resgatamos mais de mil pessoas, além de vários animais”.

Para colaborar ainda mais, Favareto, que já fez um envio de alimentos e água potável, com ajuda de voluntários, resolveu pensar nas crianças e iniciou este novo projeto.

De acordo com a assessora da Seduc, Karina Gomes, o gênero textual carta é trabalhado na rede municipal no quarto ano. Em Prudente, o projeto será executado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente.

Quem puder colaborar, o Fundo Social de Solidariedade será ponto de coleta de recebimento de brinquedos para o projeto.

Os brinquedos serão coletados no dia 07 de junho e o envio será na semana do dia 11, conforme Lucas.