Em conformidade com o calendário de campanha do Ministério da Saúde (MS), o município de Presidente Prudente iniciou nesta segunda-feira (27/05) a imunização de crianças de um a menores de cinco anos contra a Poliomielite, também conhecida como ‘paralisia infantil’.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo para reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença, de acordo com as diretrizes do MS.

Breno Erbella Casari, secretário Municipal de Saúde, comenta que a cidade recebeu 10 mil novas doses para atender o público, estimado em 12 mil crianças. “Em 2023, Prudente alcançou pouco mais de 83% do público. Para este ano, queremos aumentar essa cobertura e contribuir para que o país se mantenha livre da circulação do vírus”.

No município, há 28 salas de vacinação disponíveis à campanha, que segue até o dia 14 de junho, segundo o calendário previsto. O atendimento é das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Fase de transição

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).