A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente realizou a capacitação de nova técnica Auriculoterapia, através de uma parceria com o Ministério da Saúde, que contemplou os profissionais de saúde da atenção básica, visando capacitar profissionais de nível superior da atenção básica por meio de ensino semipresencial. A capacitação contemplou equipes das Estratégias de Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do CAPS.

Em Presidente Prudente, algumas ESFs já tinham profissionais capacitados, que realizavam a técnica em grupos de tabagismos como forma de tratamento complementar à cessação da dependência. A técnica poderá ser ampliada para os pacientes que participam dos demais grupos em outras Estratégias, inclusive já foi introduzida para os pacientes da ESF do Jardim Regina.

O curso foi oferecido pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS)/DAB/SAS, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, que em parceira com o município teve seu polo pela primeira vez em Presidente Prudente.

De acordo com Juziane Teixeira Guiça, Apoiadora Institucional das ESF de Presidente Prudente, “essa formação visa enriquecer as possibilidades de cuidado pelos profissionais, capaz de oferecer ao usuário um tratamento complementar em associação com outras terapias”.

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha. Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo. Auriculoterapia eh uma técnica realizada na orelha com sementes de mostarda

Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde. Com essa formação os profissionais que concluíram o curso estão habilitados a realizarem a técnica no seu campo de trabalho.