A Campanha da Poliomielite, a paralisia infantil, termina em Presidente Prudente neste sábado, dia 29 de junho. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a cidade está com 45,1% de cobertura vacinal, considerando um público-alvo estimado em 10.255 crianças.

De acordo com o secretário da pasta, Breno Erbella Casari, Prudente tem atualmente um dos melhores índices do Estado, com 4.630 doses aplicadas, mais ainda está distante da meta de segurança para manter a doença erradicada, que é de 95%, conforme a orientação do Ministério da Saúde.

“Prudente tem trabalhado durante toda a campanha para alcançar o público-alvo, que são que são crianças de 1 a 4 anos, inclusive com ações nas escolas da rede municipal e nos fins de semana”, comentou o secretário.

Atendimento nas unidades de saúde

Presidente Prudente conta com 28 salas de vacinação, todas disponíveis para atender o público-alvo da campanha. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF.

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.