A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), inicia nesta segunda-feira, dia 01 de julho, o segundo levantamento do Índice Breteau (IB) e Índice Predial (IP) de 2024. O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, o zika vírus e a chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para efetuar o segundo levantamento do IB de 2024, a previsão é de que sejam visitados 4.200 imóveis, distribuídos entre as sete áreas da cidade, selecionados via sorteio, aproximadamente 600 imóveis por área.

Bertacco explica que, em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados, como vasos de plantas, recipientes para alimentação e água de animais, garrafas, pneus velhos, entre outros.

Vale ressaltar que os agentes de endemias da VEM permanecerão no trabalho de campo pelos próximos 15 dias, aproximadamente. É indispensável que os munícipes colaborem com o levantamento, permitindo a entrada dos profissionais, que estarão sempre identificados com uniformes.

Primeiro IB de 2024

Divulgado em 31 de janeiro, o primeiro levantamento do IB indicou que Prudente estava em situação de alerta, com Índice de Infestação Predial de 3,4, o que colocou o município em alerta contra dengue. Em cada 100 casas visitadas, em média 3,4 estavam com foco de dengue. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, acima de 3,9 é considerado de risco surto.

O primeiro indicador do ano revelou uma ligeira redução em relação ao alcançado em janeiro de 2023, quando o IIP estava em 6,1. Já o Índice Breteau de 2024 foi de 4,4, também inferior ao do ano passado, que chegou a 9,1.

Em janeiro, a área mais preocupante foi a 5, com Índice Predial mais alto, de 6,45, que compreende a região Centro Norte: Jardim Regina, Estoril, São Judas. Aviação, Jardim Paulista, Maristela, Bosque, Santa Helena, Ocidental, centro e outros.