A cidade de Presidente Prudente será contemplada com a Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher. O público-alvo da campanha são mulheres de 50 a 69 anos.

Nesta edição, a Carreta de Mamografia será acompanhada da Carreta do Empreendedorismo Feminino. Presidente Prudente é a quarta cidade do ano a receber as carretas do São Paulo Por Todas.

O veículo do programa ficará em Prudente entre os dias 17 de fevereiro e 01 de março de 2025, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), localizado na Avenida Cel. José Soares Marcondes, esquina com a Rua Álvares Machado.

Serão distribuídas 50 senhas por dia, das 8h às 17h. Aos sábados, serão 25 senhas, das 8h às 12h.

As mulheres com menos de 49 anos e com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico, RG e Cartão SUS. Já as mulheres de 50 a 69, que levar RG e Cartão SUS.

As mulheres entre 50 e 69 anos, que são o público-alvo da campanha, poderão realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.

Carreta do empreendedorismo

Presidente Prudente receberá pela primeira vez a “Carreta do Empreendedorismo Feminino” do “Programa SP Por Todas”, do dia 17 de fevereiro até 1º de março, no estacionamento do Parque de Uso Múltiplo (PUM) de Prudente, com capacitações gratuitas e cursos sobre empreendedorismo, ação que acontece concomitantemente à Carreta da Mamografia.

As inscrições já estão disponíveis pelo link: forms.office.com. Cabe lembrar que são apenas 15 vagas por curso. As ações serão concentradas no período da manhã, das 9h às 12h.

A carreta faz parte do “Movimento SP por Todas”, de iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, pasta chefiada por Valéria Bolsonaro, e no município conta com o apoio do Fundo Social, que tem como presidente a primeira-dama, Renata Mello.

A carreta oferecerá oito capacitações gratuitas para mulheres, além de diversos cursos sobre empreendedorismo, sendo que a única regra é ter mais de 18 anos.

De acordo com a coordenadora de cursos do Fundo Social, Solange Zorato, serão oferecidos diversos cursos de formação e especialização para mulheres.

Os cursos ofertados na Carreta em parceria com o Senac serão: Design de Sobrancelhas, Fotografia Comercial com Celular; Depilação Facial com Linha; Técnica de Escovação e Técnicas de Escovação. A carga horária varia de 20 a 24 horas.

Já em parceria com o Sebrae, serão ofertados os seguintes cursos: Desenvolvimento Pessoal - Qualidade e Inspiração; Comece a organizar sua Ideia de Negócio; Comece a Planejar a formalização de seu Negócio. Todos eles têm duração de 4 horas.

Também haverá atendimento com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por demanda espontânea: entre os dias 18 e 21 de fevereiro, das 9h às 12h. O atendimento será realizado na carreta de Empreendedorismo.

A Carreta do Empreendedorismo atenderá nos seguintes períodos:

- 2ª, 4ª e 6ª (17 a 21/02): das 8h às 17h50;

- 2ª, 4ª e 6ª (21 a 24/02): 8h às 17h;

- 3ª e 5ª (18, 20, 25 e 27/02): 8h às 22h;

- Sábados (22/02 e 01/03): 8h às 12h.

Abertura oficial

A cerimônia oficial de abertura das Carretas em Presidente Prudente terá a presença da secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro. O evento será dia 18 de fevereiro, terça-feira, às 11h, no Parque de Uso Múltiplo (PUM).

 

Fonte: Secretaria de Comunicação