A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos comemorou nesta sexta-feira (7/4) os 78 anos de fundação. A entidade organizou um evento especial que contou com a participação da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho, e da Secretária de Assistência Social, Luzia Fabiana Sales Macedo.

O evento, que contou com apresentação do coral e da banda da entidade, que atende 80 deficientes visuais, recebeu ainda o Projeto Amicão, que leva a energia e a interatividade dos cães para transformar o clima de instituições de assistência social que atendem crianças, idosos e pessoas com deficiência.

O cão Chico e a fêmea Cookie, roubaram a atenção dos usuários da entidade, que estavam reunidos para a comemoração. A verdadeira festa de aniversário contou com a participação de voluntários, convidados e da diretoria da entidade.

Dona Maria das Dores, conhecida como dona Nininha, que tem apenas 10% da visão, foi a primeira a pegar no colo a cachorrinha Cookie, que ficou quietinha, e parecia gostar dos afagos e carinhos que recebeu da nova amiga.

“Adoro animais, sou apaixonada por cachorros, mas moro em um lugar muito pequeno, não tem quintal, não tem espaço, por isso fiquei feliz de ficar com a cachorrinha no meu colo”, disse. Ela afirma que frequentar a unidade faz a diferença na vida dela. “Aqui sou feliz, eu criei vida, aprendi a viver”.

Segundo Lisiane Bugalho, trazer o Projeto Amicão para a comemoração foi uma forma de rever os amigos da Associação e fazer mais uma visita aos usuários da entidade. “O papel da associação é fundamental para toda a comunidade, nada melhor do que trazer cães para que os usuários fiquem ainda mais felizes”, disse.

A secretária de assistência social também destacou o importante trabalho da associação. “Parabéns pelo trabalho de vocês, que é fundamental para dar todo este suporte para os usuários”, afirmou Fabiana Macedo.

O presidente da Associação, Yassuyuki Hório, explica que a entidade tem o papel de atender cegos e com baixa visão, e que entre os atendimentos realizados estão o de psicólogo, assistente social, braille, soroban, informática, educação física, orientação e mobilidade entre outros.

A entidade é mantida por meio de repasses do poder público municipal e federal e por voluntários. Quem quiser colaborar basta ligar para o telefone 18 3223-2511, e mail: escolaparacegos@yahoo.com.br, pelo site www.associacaodoscegos.com.br ou pela fun Page do Facebook Cegos Reabilitação Prudente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação