A Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, localizada no Jardim Morada do Sol, está inserida em uma proposta de estímulo ao hábito de alimentação saudável e sensibilização ao respeito ambiental. A unidade foi contemplada com uma horta, projeto para desenvolvimento dos alunos, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sabesp e Unoeste, por meio da graduação presencial e EAD e pós-graduação em Agronomia, do programa Unoeste + Cultura, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). 

O primeiro plantio de mudas aconteceu na primeira semana de novembro, quando os alunos realizaram o plantio de alface crespa e de alface roxa feito por alunos de educação infantil: pré I e pré II, com idades de 4 e 5 anos. Faixa etária de significativo impulso educacional ao desenvolvimento da criança.

Escola com 535 alunos 

Conforme a professora Andreia Antunes Cardoso, alguns alunos ainda não sabiam o que era horta. Agora que todos sabem, os professores irão trabalhar com questões como alimentação e os cuidados com o cultivo.

A ação contou com a presença da diretora, Janaina Comitre Cantero. Também estiveram acompanhando as crianças nas atividades as professoras Josiele Alves Ferreira Zandonato e Kátia Aparecida de Oliveira; e tutoras.

A escola do jardim Morada do Sol oferece do berçário ao 5º ano do ensino fundamental. São 535 alunos. Além da horta, haverá plantio de parreira de maracujá no corredor do lado que fica em frente ao pátio; e árvores frutíferas no lado oposto.

Graduação e pós-graduação 

A informação é de um dos professores da Unoeste envolvido no projeto, o Dr. Edgard Henrique Costa Silva que atua em conjunto com as suas colegas Dra. Camila Baptistão Zaniboni e Dra. Maria Albertina Monteiro Reis.

São dois projetos envolvidos, cadastrados na Proext: “Horta na escola: cultivando saberes e sabores” e “Agricultura Sustentável – nutrindo conhecimentos”, com e metodologia deste segundo aplicada no primeiro.

Pela graduação estão envolvidos os alunos Felipe Baltazar da Rocha, da Agronomia EAD; e Jéssica Cristina Silva do Vale, da Zootecnia EAD. Pela pós-graduação Matilde Barga, do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Madre).

Ampliação da proposta 

Os alunos da graduação participaram da ação acompanhados da professora responsável pelo setor de Piscicultura da Unoeste, Rosemeire de Souza Santos. Pela Seduc a atuação é do técnico ambiental Frederico Gambardella de Moraes.

Conforme Frederico, neste momento a escola Odette é a primeira contemplada com o projeto de horta e há entendimento para a Escola Municipal de Ensino Integral Professora Doutora Gilza Maria Zauhy Garms. Para o ano que vem, em 20 escolas.

A Sabesp esteve representada pelo técnico em gestão Luciano da Silva Oliveira e apresentou maquete que chamou a atenção das crianças, com casas e ruas, caixa elevada de água e estações de tratamento de água e de esgoto. 

Unoeste + Cultura 

Pelo Unoeste + Cultura, o professor responsável Josué Pantaleão, ofereceu espaço instagramável (para fotos postadas em redes sociais) com as 17 marcas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação do projeto “Horta na Escola” foi concebida com o título “Universidade e Sociedade juntas pelo bem-estar social, cidadania e vida em atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pontal do Paranapanema”.

Ao final, teve a distribuição de brindes para as crianças e professores. A logística foi proporcionada pelo assessor da Proext, Richard Nazaré, incluindo kits de ferramentas básicas para hortas e jardins: pazinhas e ancinhos metálicos, doados para a escola.

Fonte: Secretaria de Comunicação