A Carreta do Programa Mulheres de Peito, uma parceria da secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e do Município de Presidente Prudente, está na cidade desde segunda-feira (17/02), no Parque de Uso Múltiplo (P.U.M). Nos três dias últimos dias de atendimento, todas as senhas têm sito esgotadas já nas primeiras horas da manhã.
Na segunda-feira, dia 17, o atendimento foi iniciado às 13h. Apenas neste dia as senhas oferecidas não foram completadas.
A secretária Municipal de Saúde (Sesau), Débora Tiezzi, e a equipe da supervisão de enfermagem da pasta visitaram as dependências da carreta na terça (18).
Conforme a equipe de apoio da carreta, já foram registrados alguns equívocos, como pacientes que fizeram a mamografia em 2024 e estão indo novamente nesta ação para repetir o exame, o que não é necessário, já que a recomendação é que seja realizado a cada dois anos.
Também de acordo com os dados apresentados pela equipe do Estado, todas as 50 senhas têm sido distribuídas às 8h, com as 50 pessoas já no local, a maioria chegando bem cedo.
As mulheres atendidas realizam o exame e aguardam a impressão da imagem, que fica pronta na hora e já pode ser levada. O laudo médico fica pronto após 48 horas da realização do exame, o acesso é no site Mulheres de Peito, por meio do protocolo entregue no dia do exame, com login e senha. Quem precisar de auxílio, as unidades de saúde do município estão disponíveis.
Em Presidente Prudente, a Carreta de Mamografia ficará no PUM até dia 28 de fevereiro, sexta-feira.
São distribuídas 50 senhas por dia, das 8h às 17h, ou até esgotarem as fichas. Aos sábados, são 25 senhas, das 8h às 12h.
Para mulheres com menos de 49 anos e com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico, RG e Cartão SUS. Já as mulheres de 50 a 69, que levar RG e Cartão SUS.
Já mulheres entre 50 e 69 anos, que são o público-alvo da campanha, podem realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.
Serviço: O P.U.M (Parque de Uso Múltiplo) está localizado na Avenida Cel. José Soares Marcondes, esquina com a Rua Álvares Machado.
Fonte: Secretaria de Comunicação