A dengue segue preocupando a maior cidade do Oeste Paulista, com mais de 1.500 casos confirmados até o momento. Para conter o avanço da doença, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, mantém uma série de ações. Neste sábado (22), os bairros Vila Tabajara, Jardim Paulistano, Vila Euclides, Vila Malaman, Vila Comercial e Vila Estádio vão receber a visita dos agentes para o bloqueio da doença.
A mobilização contará com 80 agentes de saúde, que passarão de casa em casa orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O bloqueio está previsto para começar às 8h e, segundo a secretária de Saúde, Débora Tiezzi, o objetivo principal é eliminar os focos de proliferação e conscientizar a população. "Cada um de nós precisa fazer sua parte, cuidando de nossas casas e empresas, pois recipientes que acumulam água ao ar livre são potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue", alertou Tiezzi.
As ações não param por aí. Na próxima semana, a Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual vão realizar uma nova etapa de nebulização em bairros da cidade.
Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria também reforça que, antes de viajar, os moradores devem inspecionar seus quintais e eliminar qualquer recipiente que tenha água parada, evitando que o mosquito se reproduza.
Nesta sexta-feira (21), um novo boletim foi divulgado e Presidente Prudente contabiliza 1.562 casos confirmados de dengue, 7.919 pessoas aguardam resultados de exames, três óbitos confirmados e outras quatro mortes sob investigação. A Prefeitura segue intensificando o combate à doença, entre eles o ponto de Apoio à Dengue criado no Cohabão que começa a funcionar nesta segunda-feira (24/02) das 13h às 19h para atender pessoas que foram diagnosticadas nas unidades de saúde com dengue tipo B.
“Todos nós precisamos fazer a nossa parte para eliminar o mosquito transmissor da dengue, uma doença perigosa e que pode ser fatal”, finalizou a secretária.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação