Prepare-se! Esta semana será marcada por uma intensa onda de calor em Presidente Prudente, com os termômetros podendo chegar a 37°C. A Defesa Civil já emitiu um alerta à população, e os médicos reforçam os cuidados com a saúde em meio às altas temperaturas.
Uma massa de ar quente está estacionada sobre o estado de São Paulo, provocando tardes escaldantes em diversas regiões. Em cidades como Presidente Prudente, Marília e Araraquara, as temperaturas devem atingir 34°C, com sensação térmica ainda mais elevada.
O calor excessivo pode causar sintomas como boca seca, urina escura, tontura, confusão mental e sonolência. “É fundamental manter-se bem hidratado, ingerir bastante água ou sucos naturais, além de priorizar uma alimentação leve, rica em verduras, legumes e frutas. Também é importante evitar alimentos gordurosos e optar por roupas leves”, orienta a médica da Estratégia Saúde Família São Pedro, Sulamita Gandia Gregory.
A médica ainda alerta que crianças e idosos precisam de atenção redobrada, nesses dias mais quentes, especialmente em relação à hidratação. “Manter uma garrafinha de água sempre à mão e beber líquidos constantemente, sem esperar sentir sede, são medidas essenciais para garantir a hidratação do corpo”, acrescenta a médica.
Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados que podem atingir o Oeste Paulista. O coordenador da Defesa Civil, Renato Gouveia, orienta sobre como agir em caso de tempestades. “Importante buscar abrigo em locais seguros, evitar áreas abertas e propensas a alagamentos, e jamais tentar atravessar ruas inundadas ou com enxurradas”.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação