Mais uma importante ação para combate e prevenção à dengue foi promovida pela Prefeitura de Presidente Prudente, realizada nesta segunda-feira (17/02), no Residencial Cremonezi, em parceria com a Polícia Ambiental.
A iniciativa contou com envolvimento de diversas secretarias, como a Fiscalizando Urbanística da Seplan, Fiscalização de Comércio da Sedepp, 14 Agentes Comunitários de Saúde, 33 Agendes de Endemias, 10 Agentes de Trânsito e profissionais da Semob, equipe da Prudenco para operação cata-treco, Defesa Civil Municipal, Fiscalização Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente, Sosp, Polícia Ambiental, inclusive com apoio do Águia.
Os oficiais da Polícia Ambiental, liderados pelo capitão Cacciari, se reuniram em frente ao Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, onde foram recebidos pelo vice-prefeito, José Osanam, pela secretária de Saúde, Débora Tiezzi, pela supervisora da Vigilância Epidemiológica (VEM), Elaine Bertacco, e pelo presidente do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Rocha Santana (Kal).
As demais equipes foram reunidas em frente ao Estação Cidadania, no Residencial Cremonezi, onde todos se encontraram, posteriormente, para conversarem um pouco sobre a ação e receberem as orientações.
De acordo com secretária de Sesau, a operação foi realizada com o objetivo de eliminar criadouros de vetores, além de conscientizar a população sobre a prevenção de doenças. Nesta edição, que contou com apoio da Sedepp e da Seplan, também fiscalizar áreas estratégicos, como pontos comerciais e terrenos.
Além do Residencial Cremonezi, as equipes também percorreram ruas do entorno, como Bela vista e Tapajós. Entre as ações realizadas na operação desta segunda, estão o arrastão nas residências, aplicação de larvicida em criadouros identificados, orientação sobre armazenamento correto de materiais nos comércios, fiscalização de terrenos baldios para identificar e corrigir problemas relacionados ao acúmulo de lixo e água parada, fiscalização para garantir que os comércios estejam adequados às normas sanitárias, recolhimento de materiais inservíveis, entre outras.
Nebulização
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), em parceria com a Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE) darão início a mais dois grupamentos de regiões para uma ação de nebulização ambiental. O primeiro contemplará o Jardim Villa Real, Parque Shiraiwa, Jardim Tropical e Jardim Itaipú.
Já o segundo grupamento da Nebulização Ambiental compreenderá os bairros Jardim Novo Bongiovani e Jardim Carandá.
As duas frentes serão iniciadas na terça-feira, dia 18 de fevereiro, por volta das 18h30.
Dados atualizados
Os dados desta segunda-feira (17/02), atualizados pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), mostram 1.183 casos confirmados de dengue em Prudente, além de 6.678 notificações. Neste ano, também foram confirmados dois óbitos.
Fonte: Secretaria de Comunicação