A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou nesta quinta-feira (20/02) um treinamento com os servidores que atuação como ‘notificadores’, a partir de segunda (24), no centro de apoio a pacientes com dengue, que será iniciado no Cohabão para atendimento a casos classificados como Tipo B, que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa.

O treinamento foi ministrado pela servidora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Greta Naegeli Rossi. A formação também contou com a participação da enfermeira da Sesau, Danielle Borsari.

Na formação, os notificadores foram orientados sobre o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que será utilizado para o lançamento dos dados dos atendimentos. O Sinan é um sistema online que reúne uma série de dados, contribuindo para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

Cohab terá PA de Apoio Dengue a partir de 24 de fevereiro

A partir do dia 24 de fevereiro, segunda, o Pronto Atendimento (PA) da Cohab passa a atender pacientes com dengue tipo B, cujos sintomas são mais graves que os do tipo A. No entanto, os atendimentos no local ocorrerão mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com foco em casos que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa. A ação faz parte das medidas para combater a alta nos casos de dengue na cidade, que já ultrapassaram 1.500 confirmações.

Dados atualizados

Os dados desta sexta-feira (21/02) mostram que Prudente soma 1.562 casos confirmados para dengue em 2025. Também há 7.919 notificações, além de três óbitos confirmados. 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação