O Polo Regional de Padaria Artesanal completou nesta semana dois anos de atividades. Um sonho que nasceu de forma tímida, mas que ganhou uma proporção inimaginável até mesmo pelos gestores do projeto, resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Prudente e o Fundo Social do Estado de São Paulo. Até hoje, já foram capacitadas quase 3 mil pessoas nas aulas e workshops.
Por meio da arte de fazer pães, eles ganharam novas perspectivas de vida, ao adquirirem uma nova fonte de renda. Um desses casos é da aluna Magali Monteiro de Oliveira Souza, que já tem certa experiência com cozinha, mas se matriculou nas aulas para melhorar as técnicas gastronômicas. “Vim com o objetivo de aprender a fazer sonhos e bolos para vender. Conhecimento nunca é demais”, disse.
De acordo com uma das professoras do curso, Maria Aparecida Costa, a contribuição social do polo de panificação vai muito além da “renda extra” com a venda dos pratos. “Muitos de nossos alunos chegaram aqui desempregados e, com o que aprenderam, estão pagando aluguel, sustentando suas casas e famílias. Sem contar que este é um espaço para interagir com outras pessoas, trocar experiências de vida”, comentou a professora.
Um exemplo de como o projeto é capaz de mudar vidas é do aluno João André de Souza. Ele é deficiente visual e sempre teve interesse em se capacitar na cozinha. Quando soube da Padaria Artesanal, tratou logo de se inscrever no curso, e diz que tem valido muito a pena. “Esse já é o segundo workshop que participo e estou adorando. Já fiz algumas receitas em casa para a família e todos adoraram”, disse. “É uma oportunidade muito boa para adquirir uma nova habilidade e também fazer amigos”, relatou.
O número de alunos interessados em participar das aulas e workshops não para de crescer. De acordo com a assessora do Fundo Social, Odete Tonhon, nestes dois anos, a padaria se tornou referência entre todas as outras do Estado, “graças ao empenho da equipe gestora e o trabalho impecável das professoras Cida Costa e Marlene Reis, que se reinventam a cada aula, a cada workshop para colocar nas receitas o ingrediente mais nobre que temos aqui... O amor!”
Cada turma tem entre 20 e 30 participantes e duração de aproximadamente uma semana. Além dos encontros práticos, a capacitação contempla ainda aulas teóricas, em que são debatidas noções de empreendedorismo, como estabelecer preço para os produtos, dicas para vender mais e melhor, higienização, entre outras orientações importantes para a formação profissional dos alunos.
“Acima de tudo, a missão do Fundo Social é levar dignidade à população, permitindo que ela adquira autoestima para que cada pessoa consiga se manter com seu próprio trabalho”, disse a presidente do Fundo, Lisiane Zangirolami Bugalho.
Quem se interessar em participar da capacitação, basta comparecer ao Fundo Social, localizado em frente à Casa do Médico (Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, Jardim Marupiara), das 8h às 17h, munido de documentos pessoais. É válido ressaltar que este e todos os demais cursos oferecidos pelo Fundo Social são totalmente gratuitos.
Fonte: Secretaria de Comunicação