A aproximação do fim do ano, muitas vezes representa também o encerramento de vários ciclos. E foi assim hoje (06/12) para 14 alunas do Projeto ‘Além da Costura’, no Jardim Morada do Sol. A entrega dos certificados referentes à iniciativa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Escola Municipal Odette Duarte da Costa, contou a presença do prefeito Nelson Bugalho.

A diretora da Odette Duarte, Luciana Ambrósio Beraldo, ressalta que além do aprendizado, a intenção é oferecer uma alternativa de ofício, renda extra ou até mesmo para utilizarem para família. “Como é um bairro longínquo do centro e as pessoas têm dificuldades no deslocamento, sempre buscamos parcerias para trazer cursos para perto da comunidade. O pessoal sempre nos procura para saber se tem vagas e dão sugestões do que gostariam de aprender”, relata.

A assessora do Fundo Social, Odete Tonhon, anuncia que no próximo semestre será realizado o curso de Arte Manual no espaço, com crochê, rococó e demais aprendizados. Ela lembra também que o espaço na unidade escolar, a Sala Programa Escola de Pais ‘Ondina Barbosa Gerbasi’, foi construído junto a Organização Internacional Soroptimista, Conselho da Escola e pais de alunos.

Feliz com a conclusão do curso, a aluna Maria Zuília de Souza Costa, 57 anos, diz que mora no bairro há 28 anos, que acompanhou o desenvolvimento do Morada do Sol e que espera que o local receba ainda mais cursos. “Não sabia nem como mexer na máquina [de costura] e aprendi a costurar, fazer conserto, foi uma maravilha. Estou muito feliz e aproveitarei todas as oportunidades, não perderei mais nenhuma”, comemora.

Parabenizando todas as alunas, o prefeito pontua que o Governo Municipal quer manter a realização de cursos nos bairros e precisa de pessoas interessadas. “Essa parceria do Fundo Social com a Educação dá bons resultados. São cursos que dá para ganhar dinheiro e também nunca é demais aprender. Parabéns a todas que aproveitaram a oportunidade”.

No Morada do Sol, o curso foi proferido pelas professoras Lúcia Cabrera e Maria do Rosário Soares Santana.

Fonte: Secretaria de Comunicação