O Hospital Veterinário da Cidade da Criança de Presidente Prudente foi reformado para viabilizar a implantação do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que tem como objetivo oferecer atendimento veterinário aos animais silvestres resgatados de rodovias da região. De lá, serão encaminhados para locais regulamentados para espécies silvestres, como zoológicos, ou ainda passar por reabilitação e retornar para a natureza.

A inauguração oficial do serviço está marcada para a próxima terça-feira (04/02), às 9h30, com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Entre as melhorias realizadas no prédio estão a substituição das telhas antigas, aplicação de revestimento nas paredes, troca de piso, pintura interna e externa, novos equipamentos, entre outras benfeitorias.

As obras foram realizadas no prédio principal do hospital que engloba quarentena 1 e 2, sala de necropsia, biotério, além de reforma na quarentena de grandes animais. Os investimentos financeiros são realizados pela Cart em parceria com o Governo de Prudente, por meio das secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, bem como pelo Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista).

O termo de parceria entre o município e a concessionária que administra o corredor Raposo Tavares foi assinado em agosto do ano passado. Na ocasião, o prefeito enfatizou que se trata de "uma obra de valor inestimável para a proteção da fauna, já que na região do Pontal temos diversas unidades de conservação, como a do Rio Aguapeí, Rio do Peixe, Parque Estadual Morro do Diabo, Estação Ecológica Mico-Leão Preto, entre outros fragmentos florestais que abrigam uma grande quantidade de animais silvestres”.

Ainda segundo o chefe do executivo, "a intenção é estabelecer novas parcerias com outros municípios e também com as empresas, já que algumas delas oferecem risco à fauna no desenvolvimento de suas atividades”.

Fonte: Secretaria de Comunicação