Seguindo as matérias em homenagem aos funcionários da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), hoje é a vez da professora da escolinha de natação, Suzana Campos da Costa Silva. Com 50 anos de idade, ela é casada com Jailton da Costa Silva, com quem tem um filho, Heitor Campos da Costa Silva, de 12 anos, e outro de coração, o atleta de natação da Semepp, Eliantony Ferreira de Souza, de 26 anos.

Na infância, Suzana praticou vários esportes. Entre eles, o que ela mais identificou e dedicou durante a adolescência foi o voleibol, chegando a jogar pela antiga Amepp (Autarquia Municipal de Esporte), até antes de ingressas na faculdade.

“Nessa época, além de jogadora, eu era assistente técnica do professor Carlos Alberto Scatolin, e depois acompanhei o professor Manoel Alves dos Santos [Neco], de Foz do Iguaçu. Ingressei na Semepp, na extinta Amepp, em 1989, no governo do então prefeito, Virgílio Tiezzi Junior. Na época, a professora de natação estava se formando na faculdade e iria voltar para sua cidade natal, quando me candidatei ao cargo e fui admitida. Era apenas o início do que se tornou uma grande paixão”, contou Suzana.

Suzana confessa ser difícil encontrar palavras para descrever o sentimento de se dedicar à área esportiva por tanto tempo, “afinal, são 31 anos de Semepp”. “Neste tempo, aprendi a ser versátil, criativa, a me abrir para novas situações, a lidar com sim e não, ir além de minhas habilidades naturais, me desenvolvi e ainda sou estimulada ao desenvolvimento pleno, a crescer, a pensar além. Me sinto realizada!”, vibra.

Além disso, ela destaca o quão gratificante é participar de formação de cidadãos. “Participar do desenvolvimento da criança, tanto motor quanto emocional, é muito gratificante. Temos também os adultos, e é empolgante vê-los se desafiarem a algo novo, a aprender um esporte diferente, se esforçando. Ter um espírito, corpo e mente ensináveis é uma benção”.

Suzana se formou em licenciatura plena em Educação Física em 1992, pela Unesp Prudente, e diz que seu trabalho é sua vida. “Minha vida, minha história, faz parte de quem me tornei, de que sou. Agradeço e Deus o privilégio de fazer parte dessa secretaria que me proporcionou conhecimento, crescimento, me deu excelentes amigos, pessoas que fazem parte de mim e que alegram meu dia. As boas recordações são maiores do que o que não foi legal”.

Por fim, ela ressalta a importância da atividade física. “O esporte deve fazer parte de nossa vida, independente do objetivo final. Praticar uma modalidade esportiva traz segurança, disciplina, coragem, força, nos ensina a ganhar e perder, nos proporciona boas amizades, e são esses os valores que permeiam a vida e nos faz termos condições de seguir em frente e alcançar objetivos. O esporte nos ensina a viver bem. Então, escolha um esporte que te faça sorrir e siga nele, aproveite o melhor daquilo que ele te oferece, se esforce, vá além dos limites saudáveis e seja feliz”.

Vale lembrar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Prudente segue com as atividades suspensas. (Colaboração – Marcos Chicalé)

Fonte: Secretaria de Comunicação