O atleta da Semepp Enzo Anzai profissional de badminton de Presidente Prudente é um dos influenciadores do novo esporte de raquete no Brasil. O atleta campeão sul americano sub-19 além de jogar badminton agora incentiva o Airbadminton no país que é o novo esporte da BWF – Federação Mundial de Badminton.
O Airbadminton é uma nova modalidade referendada pela BWF, que possui características parecidas com o badminton por causa da raquete, rede e medidas da quadra.
Certo que algumas mudanças existem, mas quem joga badminton não encontra dificuldades na prática, já que somente é uma questão de aumento das medidas de profundidades de quadra e estreitamento das medidas das faixas laterais, onde no espaço da frente da rede, ao cair a peteca naquele local, no badminton permitia muitos pontos e provocava grande grau de dificuldades, agora no Airbadminton passa a ser uma zona morta, onde ali não pode cair a peteca e não se admite a invasão do recebedor, senão é uma falta.
A contagem dos pontos também muda para ser mais rápido, onde cada set é de nove pontos, indo até 11 pontos, quando no badminton vai até 21 pontos. O jogo acaba na melhor de cinco sets. Enfim, a grande diferença é a peteca com oito gramas, que é mais pesada e mais rápida que do badminton de 5grs.
O jogo é praticado com uma peteca especial de nylon especial que possibilita o jogo ser praticado ao ar livre com vento de até 12 km/h. O que não ocorre com a peteca de badminton que por ser três gramas mais leve e não possuir a aerodinâmica de penetração no vento, acaba desviando seu trajeto após a rebatida.
Segundo a empresa responsável por trazer essas novas petecas para o país, esse esporte crescerá no país porque é praticado nos parques, praças, jardins, campos abertos ou outros locais abertos. Afirma que com possibilidade do Covid-19 estar entre nós durante os próximos anos, os exercícios físico mais recomendados serão os praticados ao ar livre, daí o Airbadminton ser uma boa opção, já que não é necessário grandes espaços e os materiais serem leves, portáveis e duráveis, ao contrário de outros esportes de raquetes ao ar livre, que necessitam de lugar próprio e pré-determinado para poderem ser praticados.
Por ser um novo esporte lúdico como o badminton, ele pode ser jogado por crianças e adultos ao mesmo tempo entre família, tanto em duplas ou com três pessoas de cada lado.
Fonte: Secretaria de Comunicação