Em continuidade as matérias que visam homenagear os colaboradores da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte), nesta sexta-feira (17/07) o destaque é a trajetória do professor Sebastião Carlos Porto. Ele tem 55 anos, formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp no ano de 2000. Ele é pai de 02 filhos André Luiz de Oliveira Porto, 30 anos e Janaina de Oliveira Porto de 25 anos.
Como atleta, Porto já foi jogador da seleção de futebol da Amepp (Autarquia Municipal de Esporte) nos de 1982 e 1983, mas não chegou a conquistar nenhum título representando o munícipio de Prudente. Já como funcionário, seu ciclo na Amepp começou em 1979 como Guarda Mirim.
“Em 1981, fui registrado como auxiliar de escritório, depois passei a escriturário pela CLT. No mesmo ano, prestei o concurso na Prefeitura e passei em primeiro lugar no cargo de administrador do Departamento de Futebol da Amepp. Paralelamente, eu também exercia as funções de monitor nas escolinhas de futebol e futsal. Em 93, fui trabalhar como técnico desportivo de futsal e futebol masculino e feminino e trabalho como professor da escolinha de futsal onde estou até hoje”, contou Porto.
A frente do comando técnico das equipes da Amepp e Semepp, Porto teve muitas conquistas ao longo dos anos.
“Como técnico das equipes de competição de Prudente foram muitas conquistas, sendo campeão, vice-campeão e terceiro lugar em vários Jogos Regionais com o futsal e futebol masculino e feminino, 2º e 3º lugares nos Jogos Abertos da Juventude – Final Estadual, com o futsal masculino; campeão da Copa TV Fronteira de Futsal masculino; 4º colocado no campeonato paulista de futsal pela Lotus/Semepp – Série Prata; 3º lugar nos Jogos Abertos do Interior com o futsal masculino; vários campeonatos municipais, regionais com as categorias menores de futebol feminino, entre outras”, disse o professor da Semepp.
Além de competições da Selj (Secretaria Estadual de Esporte), o técnico Porto também lembra que foi uma época maravilhosa. Com a parceria com da Lotus, a equipe da Semepp sob o comando do técnico Porto disputou várias competições federadas.
“Essa época da Lotus/Semepp foi espetacular. Foram várias participações nas competições federadas de futsal com a equipe masculina. Participamos no Paulista por vários anos na Série Prata e Série Ouro. As melhores colocações foram um quarto lugar na Prata, que nos deu direito de disputar a Série Ouro, contra equipes tradicionais do futsal estadual, casos do Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Barueri entre outros. Foram momentos maravilhosos que jamais esquecerei”, contou Porto.
- Por essas oportunidades na vida é que o professor fala da sua gratidão.
“Quero agradecer a Amepp e a Semepp que fazem parte da minha vida. Sou muito grato pelas oportunidades que me deram de fazer o que eu gosto. O esporte pra mim é tudo. Um grande elo de formação, capacitação, amizade, interação, lazer e autoestima. Foram vários momentos de alegria e felicidade, que passei convivendo com vários atletas e amigos. O que fica marcado na mente é poder contribuir com o sucesso e a felicidade de todos e o reconhecimento que eles tem por minha pessoa, pelo respeito e carinho de todos. Por isso, quero agradecer algumas pessoas que fizeram parte desta caminhada, o Seu Roque de Oliveira (In-Memoriam), Sebastião Xavier Torres (In-Memoriam) e Luiz Miguel (In-Memoriam), que me ensinaram muito quando ainda menor de idade. Agradeço aos parceiros: José Aurélio Bernardo, o Lélo, Vicente Gilmar Limeira, Takashiro Kawaguchi (In-Memoriam); Horácio Luiz de Castro. Luiz Carlos Djalma; Marcos Chicalé; Edison Benetido de Oliveira, Tom, Josué Ferreira do Carmo, o Manguito; Mário Sakuraba (Lotus) e Mauro Aoqui (Hinomoto)”, agradeceu ele.
- Para finalizar, Porto da um conselho para um atleta que sonha em ser um vencedor na carreira.
“Tanto no esporte, quanto na vida, devemos ser disciplinados, determinados, atentos, e nunca ficar reclamando e sim estar sempre trabalhando, para que possamos alcançar nossos objetivos e sonhos”, finalizou Porto.
Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas.
Fonte: Secretaria de Comunicação