O Balneário da Amizade, um dos principais cartões-postais do município e que estavam sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, foi transferido para a pasta do turismo. Na manhã desta segunda (16), Padilha esteve no local para vistoriar e projetar melhorias para o complexo turístico, que foi escolhido pela administração municipal, juntamente com a comissão, como portal do marco zero da‘Ciclorrota Costa Oeste – Ramal Oeste’.

O Projeto de Lei que instituiu a ‘Ciclorrota Costa Oeste’ é de autoria do deputado Mauro Bragato, Nº. 636 de 2020, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 05 de março de 2021, com abrangência a todos os municípios do oeste paulista.

O Ramal Oeste, a primeira rota dentro do projeto ‘Ciclorrota Costa Oeste’, tem por objetivo fomentar o turismo em Presidente Prudente por meio cicloturismo, com a criação de uma rota de peregrinação até o Santuário de Santo Expedito, inspirado nos famosos roteiros guiados, como o Caminho da Fé e o Vale Europeu, com partida em Presidente Prudente, passando por Álvares Machado e Alfredo Marcondes, com ponto final em Santo Expedito.

O prefeito Ed Thomas realizou uma visita técnica ao Balneário da Amizade na última sexta-feira (13), juntamente com os secretários Municipais de Turismo, Adolfo Padilha, Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Luiz Edson de Souza, com o representante do deputado Mauro Bragato, Marcos Costilho Jorge, Fernando ‘Testa’, presidente do Conselho Municipal do Turismo, Coronel Saraiva, representante do Instituto do Oeste Paulista de Turismo e Ademir Alves Júnior ‘Dema’, como membro do Ciclo Comitê Paulista.

De acordo com Padilha, responsável pela Setur, um dos projetos da pasta é identificar as atividades que são praticadas em Prudente, com potencial parao fomento ao turismo. “A proposta do credenciamento dessas rotas foi um pedido do prefeito Ed Thomas, para qualificar e desenvolver o turismo por meio dessa atividade”, explicou.

Cliclista há mais de 20 anos, Ademir Alves Júnior, conhecido como Dema, é integrante do Ciclo Comitê Paulista, membro-fundador do Pedivela Bike Clube, e um dos idealizadores do projeto. “O Ciclorrota Costa Oeste será uma nova forma de turismo para região, com o cicloturismo como ferramenta para captação de recursos. A ideia é preparar todo um percurso, passando pelas estradas vicinais, fazer parceria com agricultores para que divulguem suas propriedades e suas culturas. Pontos de apoio para receber o ciclista, acolher, oferecer pouso. Um trabalho em conjunto, proporcionando experiência aos ciclistas, captação de recursos aos agricultores locais e fomento ao turismo, com reflexo no setor hoteleiro, no comércio e gastronomia”, relatou Dema.

“Posteriormente, nossa intenção é criar novos ramais com partida em Prudente, como Prudente-Epitácio e Prudente-Teodoro”, concluiu o ciclista.

O projeto abrangerá diversas secretarias municipais, além de instituições e universidades, como a Unoeste, que já está integrada.

Nesta quarta, a comissão se reunirá com a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria Estadual de Planejamento, para que seja apresentado o projeto.

Fonte: Secretaria de Comunicação