Na noite desta terça-feira (26/04), o prefeito Ed Thomas e o secretário Municipal Turismo (Setur), Adolfo Padilha, participaram do evento realizado na escadaria do Museu do Ipiranga, em São Paulo, que anunciou Presidente Prudente como uma das 14 cidades do Brasil a receber o percurso oficial do Rally dos Sertões 2022.
O município, o único do Estado de São Paulo e da Região Sudeste no roteiro, receberá o final da 2ª etapa, no dia 28 de agosto, que sairá de Umuarama (PR). No dia 29 agosto, Presidente Prudente será o ponto de partida da 3ª etapa, com destino a Campo Grande (MS). O itinerário que será percorrido na cidade está em fase de elaboração e será divulgado nos próximos dias.
A promoção do evento em Presidente Prudente é de responsabilidade da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (FEAPP), com apoio da Prefeitura. Segundo Adolfo Padilha, secretário da Setur, a passagem por Presidente Prudente será um ponto alto da prova. “É nessa etapa que os competidores saem do Sudeste e seguem para o Centro-Oeste do País”, explicou.
O prefeito Ed Thomas evidenciou a importância de receber um evento desta magnitude. “É uma honra oferecer apoio para a vinda deste evento histórico e que vai cruzar as cinco regiões do Brasil. Ver o nome de Presidente Prudente neste contexto é motivo de orgulho, além de uma oportunidade para fomentar toda a cadeia turística e dar visibilidade à nossa cidade, que é capital de uma região com 53 municípios do Pontal do Paranapanema. É aqui que começa o Estado de São Paulo”, afirmou Ed.
Sertões 30
Nesta edição, em que celebra 30 anos de história, o Rally dos Sertões deixará de ser o maior rally da América Latina para se tornar o maior do mundo, superando o Dakar. Serão 15 dias de provas, nas cinco regiões do país, passando por oito Estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.
A prova começará em Foz do Iguaçu, no Paraná, e seguirá para o norte, passando por Presidente Prudente, em São Paulo; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Barra do Garças, em Mato Grosso; Palmas, no Tocantins, dentre outras cidades sedes.
As novidades deste ano são duas provas à parte, para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. Presidente Prudente integra o roteiro do trajeto sul. O primeiro, de 26 de agosto a 3 de setembro com um prólogo, sete etapas e término em Palmas (TO). Palmas é também o ponto de partida para o segundo, também com sete etapas, que vai de 4 a 10 de setembro.
O evento também conta com dimensões sociais e ambientais. Em 2022, a startup social SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) realizará sua 10ª Expedição de saúde no Sertões. O plano é contemplar até sete cidades em cinco regiões do Brasil e realizar mais de 16 mil atendimentos para populações carentes, beneficiando a vida de mais de 20 mil pessoas e impactando diretamente a fila de espera do SUS para especialidades como oftalmopediatria, odontopediatria, dermatologia e ginecologia.
“30 anos de Sertões, mais de 120 cidades percorridas ao longo destes anos. Que venham mais 30 anos! Mas para isso precisamos continuar cuidando das cidades anfitriãs, das pessoas e do meio ambiente. Mais do que levantar poeira, o Sertões quer movimentar a economia das cidades e deixar um legado por onde passa: com a SAS Brasil, nossa ação social; com o Sertões Cultural e com parceiros que ajudam a tornar tudo isso uma realidade”, declarou Leonora Guedes, COO do Sertões.
Os interessados em participar da competição podem se inscrever pelo site oficial sertoes.com, mediante o pagamento da taxa. Há quatro modalidades: carro, moto, UTV e Quadri.
Fonte: Secretaria de Comunicação