A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), firmou convênio com o Colégio Agrícola – Etec ‘Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo’ para realização de trabalhos em conjunto. O termo foi assinado pelo prefeito Ed Thomas, pelo secretário da Setur, Adolfo Padilha, pelo diretor geral do Colégio, Thadeu Spósito, e pelo membro da Supervisão Regional, Randal Ortiz, na manhã desta sexta (03/06) durante o evento em comemoração aos 80 anos da unidade.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Izaque Silva, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues, o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, que é ex-aluno da instituição, os vereadores Professor Negativo, Miriam Brandão e Joana D’arc. O vereador Tiago Oliveira, o deputado Mauro Bragato e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, foram representados pelos seus assessores.

O convênio possibilita que os alunos da Cooperativa-Escola realizem e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão nas dependências da Cidade da Criança, além de permitir que a Cooperativa ceda seu espaço para realização de projetos turísticos promovidos pela Secretaria Municipal de Turismo.

Dentre os projetos previstos para o convênio estão a modernização do sistema da Cidade da Criança, como a criação de um QR Code para orientar os visitantes, projeto Rota Rural, além do plantio de 200 mudas nativas de reflorestamento que já foram plantadas pelos alunos nos espaços do parque ecológico.

Também faz parte do acordo de cooperação a reforma dos trenzinhos que estavam em desuso na Cidade da Criança, recuperados pela Etec Antônio Eufrásio de Toledo, que já estão prontos e em uso para o deslocamento dos alunos.

O diretor geral do Colégio Agrícola, Thadeu Spósito, mencionou que, a partir do convênio, será possível pleitear a implantação do curso de zootecnia para a unidade.

Segundo o secretário da Setur, Adolfo Padilha, a parceria entre município e Etec foi articulada por meio do vereador Professor Negativo, que sugeriu a parceria após uma visita ao Colégio, que também mencionou a recuperação dos trens. “A parceria já tem resultado em boas ações, como os trens, que estavam sucateados, e hoje se encontram em perfeitas condições, inclusive com acessibilidade”.

Padilha também agradeceu à equipe da Cidade da Criança, coordenada pela supervisora administrativa do Hospital Veterinário e Zoológico, Clariza Chaia, que elaboraram o projeto.

O prefeito Ed Thomas agradeceu pela parceria firmada e pela oportunidade de estar presente em uma data tão importante. “Que dia especial! O sucesso dos 80 anos é resultado do trabalho árduo realizado lá atrás. Quando jovem, sempre tive vontade de estudar aqui, passava em frente e admirava, mas o destino me levou a outros lugares. É um privilégio para nós, administração municipal, ter vocês como parceiros. Nossos espaços estarão sempre abertos para boas ideais”, afirmou Ed Thomas.

Durante o evento, as autoridades plantaram uma muda de Pau Brasil, doada pela Secretaria de Meio Ambiente.

A cerimônia também foi abrilhantada com ex-alunos da unidade que estudaram na instituição há mais de 50 anos, integrantes das turmas de 1969 a 1973.