Recepção de popstar. Algo sem precedentes nessas três décadas de história, e digno de uma edição épica: essas foram as frases utilizadas pela imprensa oficial do ‘Sertões BRB 30 anos’ para demonstrar a excelente hospitalidade do povo prudentino no terceiro dia de atrações e encerramento do evento no Parque do Povo, onde cerca de 20 mil pessoas compareceram para recepcionar os mais de 300 competidores nas motos, carros e UTVs, conforme estimativa das autoridades.
O prefeito Ed Thomas também compareceu para recepcionar os pilotos, dentre eles, Nelson Piquet Júnior, Olivier Anquier e Leandro Lima, ator de Pantanal.
De sexta a domingo, 26 a 28 de agosto, Presidente Prudente viveu as emoções da passagem do Rally dos Sertões, única cidade da região sudeste na rota oficial, grande evento que também marca as comemorações dos 105 anos do município.
Na sexta e no sábado, as atrações aconteceram no Parque do Povo, com shows, atividades esportivas e festival gastronômico. No domingo, a festa se estendeu ao Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, onde foi montada toda estrutura da Vila Sertões, local de apoio às equipes e aos competidores, com mais de duas mil pessoas de staff e 98 supercarretas.
“Eu até chorei de emoção, que recepção é essa!? Estamos aqui para mostrar a força da mulher”, declarou a 1ª piloto a correr o Sertões de UTV, Heleninha Deyama.
Nelsinho Piquet, filho de Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, também ressaltou a recepção. “A cidade abraçou mesmo o evento, é muito difícil de ver uma chegada tão bonita quanto essa, com tanta gente”.
O prefeito Ed Thomas agradeceu a todos os prudentinos pela recepção. “Obrigado, Rally dos Sertões, obrigado a todos os parceiros, e um agradecimento especial a cada prudentino que abraçou esse grandioso evento. Saúde, alegria, cultura, esporte, tudo reunido em um único fim de semana, que ficará gravado na história de Presidente Prudente”.
De acordo com o presidente da FEAPP (Federação das Entidades Assistências de Presidente Prudente), Leandro Pires, o faturamento bruto durante os três dias foi de R$ 270 mil, referente às vendas do foodstrucks. “O lucro da FEAPP ainda não foi fechado, estamos apurando as vendas, mas estimamos que o valor gire em torno de R$ 90 mil, montante que será dividido entre as entidades participantes”, declarou o presidente.
Na manhã desta segunda-feira (29/08), os competidores partiram para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, rumo a mais 12 dias de aventura pelas estradasdo Brasil. O ponto de chegada fica em Salinópolis, no Pará.
Os vencedores da etapaBraço Forte
Três campeões de edições anteriores foram os vencedores da etapa intitulada Braço Forte (todas foram batizadas com trechos do Hino Nacional), em homenagem ao Bicentenário da Independência. Nas motos, o francês Adrien Metge (Yamaha), que defende o título, superou BissinhoZavatti (Honda) por 1min48. As posições se repetem no acumulado.
Nos UTVs, Bruno Varela (campeão em 2017) e Gustavo Bortolanza (Can-AmMaverick/Varela Racing) levaram a melhor numa disputa que, por enquanto, acontece em família. Venceram a etapa à frente dos bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-AmMaverick/Can-AmFactory). Bruno comanda a geral seguido pelos irmãos Rodrigo e Gabriel.
Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux Overdrive T1+/MEM) mantiveram a invencibilidade entre os carros. Os campeões de 2019 superaram desta vez Marcos Baumgart e Kleber CIncea (Toyota Hilux IMA T1/X Rally). Também aqui as posições espelham o acumulado.
Adrien Metge, vencedor Motos
“Foi uma especial divertida, com saltos e retas na primeira parte, e canaviais na segunda, o que exigiu um bocado da navegação. É bom liderar o rally, mas ainda tem muito pela frente”.
Lucas Moraes, vencedor Carros
“Eram muitas lombas na primeira parte, eu tirei um pouco o pé para preservar o carro. Na segunda o Kaíque (Bentivoglio) teve um bocado de trabalho e, como era um trecho mais sinuoso, pudemos atacar. O equipamento está inteiro e estamos mantendo a estratégia”.
Bruno Varela, vencedor UTVs
“A especial começou muito rápida, depois os canaviais estavam bem altos e, como estou acostumado às provas de Baja, me senti bastante à vontade e consegui imprimir um ritmo bom. O importante é que o carro está inteiro e estamos fazendo uma prova limpa e sem sustos. Temos sempre que lembrar que ainda faltam 12 etapas”.
(Com colaboração da AISertões BRB 30 anos)
Foto: Marcos Sanches
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação