A cidade de Presidente Prudente ‘abraçou’ o Rally dos Sertões e foi presenteada com seus benefícios. Dentre eles, os serviços prestados por meio da SAS Brasil que, em parceria com a Unoeste, garantiram cerca de dois mil atendimentos de saúde a crianças e adultos de toda região.

Os atendimentos, previamente agendados, aconteceram no sábado e no domingo, 27 e 28 de agosto, nas unidades móveis que percorrem os destinos da expedição e também na estrutura do Centro Cultural Matarazzaro, que foi palco de uma ação grandiosa e totalmente gratuita, proporcionando atendimento oftalmológico com doação de óculos, atendimentos odontológicos, consultas e procedimentos ginecológico,dermatológico, cardiológico e de endocrinopediatra.

De acordo com o levantamento da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Márcia Lima Dantas, foram realizadas mais de 600 consultas oftalmológicas, sendo 382 em crianças de Presidente Prudente, que zerou a fila do SUS em relação a essa especialidade, além de mais 200 atendimentos a crianças da região.“Agradeço imensamente a todos que colaboraram, a todos os voluntários, foram dois dias de muita emoção e de muita gratidão”, afirmou a secretária.

O aluno da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, Emerson Rosa Silva, de 7 anos, foi um dos pacientes a receber a consulta oftalmológica, que constatou a necessidade do acessório. Acompanhado do pai, Emerson Aparecido Silva, o aluno pôde escolher um óculos à sua maneira. “Ele reclamou da dificuldade de enxergar, principalmente em sala de aula. Essa ação aconteceu na hora certa, uma grande ajuda para nós”, contou o pai.

Também foram realizados 200 atendimentos de endocrinopediatra. Para os adultos, foram concedidas consultas cardiológicas e atendimentos em ginecologia para exame de colposcopia e colocação de diu.

A secretária Municipal de Educação (Seduc), Sirlei Oliveira, ressaltou a importância da ação para o sucesso da aprendizagem em sala de aula. “Tivemos o privilégio de uma ação integradora entre saúde e educação.É um sonho proporcionar esse atendimento e a entrega dos óculos a nossos alunos. Um serviço essencial, pois uma criança que não enxerga, não consegue aprender”, declarou.

Clélia Tomazini, secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, afirmou sobre a grandiosidade do evento, que foi abraçado pela administração municipal, garantindo um benefício sem precedentes a Prudente e região. “Assistência e saúde para nossa gente, foram dias de alegria e de muitos benefícios”, concluiu.