Na manhã desta segunda-feira (07/11), no Centro Cultural Matarazzo, aconteceu o lançamento da campanha ‘Natal Sem Fome’, promovida pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Fundo Social de Solidariedade, que em 2022 traz o lema: um prato cheio de solidariedade para curar a dor de quem sofre com a fome e a escassez.

A mesa solene da cerimônia foi composta pelo prefeito Ed Thomas, pelo vice-prefeito Izaque Silva, pela presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, pela secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, pelo subtenente do Tiro de Guerra, Márcio Barbosa, e pela vereadora e representante da Câmara, Miriam Brandão.

O ato também contou com a presença do procurador-seccional da União em Presidente Prudente, Régis Belo da Silva, do gerente do Departamento Distrital da Sabesp, Fábio Nunes e do superintendente da Sabesp, Augusto Cesar Marques Leme, além de outras autoridades, do secretariado municipal, representantes das entidades assistenciais da cidade e de empresas.

A presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, mencionou sobre a história da campanha e dos parceiros, que há anos colaboram por meio do ato solidário ao próximo. “Vocês são muito importantes para essas pessoas e também para a cidade. O Fundo Social recebe diariamente pessoas com as mais variadas necessidades. Somos muito gratos pela ajuda de cada um. Temos certeza que a campanha deste ano será um sucesso”.

Clélia Tomazini relatou sobre o trabalho realizado pela SAS e pelo Fundo Social, e também lembrou todo o esforço da equipe durante o período de pandemia. “Atendemos cerca de 8 mil famílias por mês com benefícios espontâneos e distribuímos cerca de 1.500 cestas básicas, adquiridas por diversos meios, como recursos próprios e repasses do estado e da união, por exemplo. São muitos os esforços para superar a fome”.

O vice-prefeito declarou que o ideal seria um cenário que dispensasse a necessidade da campanha, mas que, infelizmente, ainda não é possível. “Enquanto houver fome, trabalharemos para que não falte o alimento na mesa de um prudentino”.

Por fim, o prefeito Ed Thomas também lembrou sobre o período de grande dificuldade enfrentado no auge da pandemia, quando a saúde e a assistência social desempenharam papéis de extrema importância para atenuar a dor e diminuir a fome do próximo. “Obrigado a todos que ajudaram e continuam ajudando. Foram muitas as dificuldades, mas o alimento nunca faltou. Solidariedade é um ato de amor ao próximo. É cuidar, é repartir”.

Sobre a campanha

A campanha se estende até o dia 22 de dezembro de 2022, até quando poderão ser doados alimentos e produtos de higiene e limpeza nos locais fixos, como o próprio Fundo Social, a Prefeitura, a Câmara Municipal, nas bases da Polícia Militar e no Tiro de Guerra.

Além de estabelecimentos parceiros como supermercados e hipermercados. O Tênis Clube e a APEA também serão pontos para depósito de alimentos.

Durante o período da campanha, serão realizados dois mutirões no formato drive-thru. O primeiro está previsto para o dia 19 de novembro, das 8h às 13h, na Praça do Centenário.

Já o segundo deve acontecer no mês de dezembro, em local ainda a ser definido.