Os contribuintes de Presidente Prudente já podem parcelar seus impostos e taxas municipais através do cartão de crédito. Essa modalidade ofertada pela Prefeitura Municipal, por meio de iniciativa das Secretarias Municipais de Finanças e Tecnologia, visa desburocratizar o processo de pagamento de tributos e facilitar procedimentos administrativos, além de facilitar e oferecer mais opções para o cidadão, que pode parcelar em até 12 vezes tributos municipais, como imposto predial e territorial urbano (IPTU), imposto sobre serviços de qualquer natureza, imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI), além de taxas e outras receitas municipais.

A empresa credenciada, credenciada por meio do processo licitatório, disponibiliza o parcelamento dos tributos mencionados no cartão de crédito das principais bandeiras. No momento do pagamento, será apresentada ao contribuinte uma simulação dos valores a serem parcelados no cartão de crédito, de acordo com a bandeira. Após a baixa da totalidade dos débitos, a certidão negativa estará disponível no site da Prefeitura ou no atendimento presencial.

De acordo com assessora da Sefin, Ângela Cordeiro Martins, as taxas da operadora de cartão estão dentro dos padrões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Banco Central do Brasil (BC), ou seja, dentro dos limites permitidos de cobrança para que o contribuinte possa escolher o formato de pagamento. O pagamento por meio de guia de arrecadação municipal continua a ser o meio oficial de recebimento, feitos através das agências bancárias credenciadas.

A Secretária de Finanças, Célia Molinari, explica que a ideia é facilitar o pagamento dos contribuintes, proporcionando mais uma opção. “O avanço tecnológico propiciou que quase toda a população possua cartões bancários, porém o contribuinte deve estar atento às taxas de juros cobradas pela operadora, que não são repassadas ao município, e optar pela melhor condição. O pagamento através do cartão é atrativo neste momento em que está valendo o programa Pague Já Prudente, que segue até o dia 30 de Dezembro de 2022, para pagamento à vista”. 

Fonte: Secretaria de Comunicação