Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana aponta um crescimento expressivo no número de infrações de trânsito encaminhadas à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração).

Em 2022, foram recebidos 1.163 procedimentos, alta de 30,8% em relação a 2021, quando foram registrados 889 recursos de infrações.

Do total analisado no ano passado, 224 foram deferidos e 939 foram indeferidos pelos membros da JARI. Já no ano anterior, a proporção foi a seguinte: 51 recursos foram acatados e 838 negados.

A JARI é um órgão autônomo e colegiado, responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra a decisão da autoridade do trânsito municipal que impôs a penalidade.

Em Presidente Prudente, existem duas juntas constituídas para análise de recursos de infrações, razão pela qual, além dos membros, existe ainda a figura do coordenador, hoje ocupada pelo servidor Vander Jonas Martins. Compõe a JARI 1 o presidente Antenor Pavarina, os membros Alexandra Regina Silva e Rodrigo Turella, e a secretária Nair Cristina Roberto. A JARI 2 é formada pelo presidente Herbert Martins, os membros José Ismael Bezerra e Manoel Felix da Costa, e secretário Dionisio Roberto Crespo.  

Fonte: Secretaria de Comunicação