A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), promoveu um evento na manhã desta quinta-feira (04/05), na Fundação Inova Prudente, para marcar a abertura das ações alusivas ao ‘Maio Amarelo’, mês de nacional da conscientização para um trânsito mais seguro.
A abertura da programação foi liderada pelo secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Cezar Gardim. A mesa solene também foi composta pela vereadora e vice-presidente da Câmara, Joana D’arc, pelo capitão da Polícia Militar, Emerson de Barros, pelo supervisor de operações viárias da CART, Rogério Jaqueta, pelo delegado titular do Núcleo Especial Criminal da Polícia Civil, (Necrim), Wagner Silva Negré, pelo tenente Ribas do Corpo de Bombeiros, pela diretora da FCT/Unesp, Cristina Baron, pela diretora do Sest-Senat Prudente, Cristiane Amaral, e pelo capitão da Polícia Militar, Emerson de Barros, que discorreram sobre a importância da temática.
A solenidade de abertura também contou com a participação do delegado aposentado e presidente da Jari, Antenor Pavarina, e dos vereadores Douglas Kato e Joãozinho da Saúde, além de secretários da administração municipal.
Conforme declaração do delegado titular do Núcleo Especial Criminal da Polícia Civil, (Necrim), Wagner Silva Negré, que atua com vítimas de trânsito há mais de dez anos, a segurança no trânsito precisa ser trabalhada amplamente e difundida por toda a sociedade.
“Não há qualquer ação que o poder público faça que seja possível estancar os problemas e os acidentes no trânsito. Tenho observado uma dinâmica cada vez mais intensa com esse objetivo, como melhoria no sistema viário, colocação de dispositivos semafóricos, fechamento das chamadas ilhas, mas é impossível substituir o comportamento humano inadequado e individualista dos condutores”, ressaltou.
Ainda de acordo com o delegado, nos últimos dez anos, foram realizados em Prudente mais de 12 mil atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, cerca de 4.500 com vítimas.
“Os prudentinos ainda têm muito que aprender: aceitar os semáforos e respeitar os radares e os agentes de trânsito. É muito importante que os órgãos aqui presentes realizem um trabalho em conjunto. A Semob tem trabalhado muito, mas é necessário que cada um tenha a consciência da sua responsabilidade sobre sua vida e a vida do próximo”, finalizou Negré.
Por fim, o secretário da Semob, Cezar Gardim, ressaltou que o Maio Amarelo é uma determinação do Contran, com a finalidade de reduzir as ocorrências no transito com vítimas, porém, a pasta tem trabalhado diariamente para essa finalidade. “Estamos todos os dias a serviço da segurança e fiscalização. Agradeço a todos os presentes, aos nossos parceiros e aos servidores. Planejamos diversas ações para que marcar essa data e todos são nossos convidados”.
Confira o cronograma completo:
- Nos dias 10 e 19 de maio ocorrerá a exibição de filme para alunos de 15 a 17 anos no Teatro do Matarazzo, das 8h às 12h;
- Dia 17 de maio acontece uma Mesa Redonda aberta ao público no Auditório da FCT/Unesp, com a exibição do documentário “Luto em Luta”. Será um evento único, no período da manhã e tarde, dividida em blocos, com os temas: Desafios da mobilidade urbana e educação no trânsito para a gestão pública em Presidente Prudente; e etapas e vivências de um acidente de trânsito. O evento terá a presença de convidados, além da participação do Sest Senat e da Cart;
- Nos dias 24 e 26 de maio, ocorrerá a peça infantil ‘O Perico’ no Teatro do Matarazzo, para crianças no ensino fundamental entre 8 e 9 anos, também das 8h às 12h;
- Nos dias 8, 15, 22 e 29 haverá a visita da Cidade Mirim nas escolas municipais, das 8h às 16h, acompanhada por dois agentes de trânsito;
- No dia 27, ocorre a encenação de resgate em acidente de trânsito, no Calçadão e na Praça 9 de Julho, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Sest Senat e a Cart;
- Além disso, durante todo o mês ocorrerá intervenções artísticas nos semáforos, com mensagens educativas e humoradas.
O encerramento da programação ocorrerá no dia 31 de maio, também na Fundação Inova Prudente, das 8h às 12h.
Fonte: Secretaria de Comunicação