Nesta quarta-feira (24), ocorre o último dia do festival ‘Pint of Science’, que tem o objetivo de levar a ciência para mais perto das pessoas, de forma descontraída, ao priorizar atividades nos mais diversos espaços públicos. Em Presidente Prudente, os três dias de evento estão sendo realizados na Fábrica Gastrobar (localizado à Rua Adílio Artoni, 32, no Jardim Petrópolis), sempre a partir das 19h.

O evento conta com atividades artísticas todas as noites, como bandas e artistas locais. Além de sorteio de brindes como quadros, livros, bolsa de estudos da CalEnglish e copos da Cervejaria 018.

Vale lembrar que não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que irá consumir no estabelecimento.

Na noite anterior (23), o festival abordou o tema: “A cidade não para, a cidade só cresce: cidades inteligentes e com dinamismo socioeconômico”, comentando sobre o uso de tecnologia avançada e soluções baseadas em dados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e criar ambientes urbanos mais sustentáveis. Dentre os convidados para palestrar, estavam o Secretário Municipal de Cultura, Yuri Reis, e o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação, Helton Sapia.

 

Em Presidente Prudente, o Pint of Science tem a coordenação executiva da FCT/Unesp Presidente Prudente, com parceria e apoio do poder público municipal via Secretaria de Cultura e das demais instituições de ensino superior e pesquisa da cidade, como a Unoeste, a Fatec e a Toledo. O evento também ocorre simultaneamente em mais 112 cidades brasileiras e mais de 400 no mundo.

 

Deixa a tecnologia me levar

Esta noite contará com apresentação da banda VéiJão, que irá acompanhar o tema: “Deixa a tecnologia me levar: usos e abusos GPS, da inteligência artificial e do metaverso no nosso dia a dia”.

O tema reflete sobre como as tecnologias, como GPS, inteligência artificial e o metaverso, tornaram-se uma parte cada vez mais integrada de nossas vidas diárias. Embora essas ferramentas possam ser extremamente úteis, também há preocupações sobre seu potencial de abuso e impactos negativos na privacidade, com implicações éticas ainda a serem exploradas.

Fonte: Secretaria de Comunicação