A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais CAP PM Diego Pecoraro e COMPDEC Renato Gouvea, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Dracena, realizou nesta quarta-feira (24/05) da 13ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, abrangendo os 53 municípios da região de Presidente Prudente.

A ação teve como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate os incêndios em cobertura vegetal.

Participaram da oficina, os Agentes de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, João Alex, Reinaldo Rodrigues, Adilson Souza, Felipe Floriano, Denis Felipe, Lucas Toledo e Elaine Bertacco, juntamente com o COMPDEC Renato Gouvea.

O treinamento contou com instruções técnicas referentes aos temas: Acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem; o Monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA); Protocolo de acionamento de aeronaves e Crimes ambientais relacionados a incêndios.

Já na parte prática, houve um treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.

Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o Estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.

Já o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, registrou uma queda de 69% na incidência de incêndios nos Parques Florestais do Estado.

Fonte: Secretaria de Comunicação