Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), preparou ações alusivas à temática.

A Praça do Centenário, onde está localizado o monumento ‘Eu Amo Prudente’, ganhou uma decoração especial com cata-ventos, símbolo da campanha que representa os cinco continentes, ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil, que objetiva sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

No dia 10 de junho, sábado, a partir das 9h, a SAS promove uma caminhada no Calçadão de Presidente Prudente, também como iniciativa de apoio e conscientização à causa. Além da mobilização, haverá o oferecimento de serviços de saúde aos munícipes, em parceria com a iniciativa privada e instituições, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, prevenção odontológica e testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis, além da entrega de panfletos, preservativos e orientações.

Segundo Clélia Tomazini, secretária da SAS, o trabalho infantil precisa ser denunciado, pois os prejuízos causados às crianças e aos adolescentes são imensuráveis. “O trabalho infantil retira os direitos das nossas crianças e os colocam em situações de risco iminente”.

O prefeito Ed Thomas também comentou sobre a importância de preservar a integridade das crianças e dos adolescentes, debatendo o assunto e mobilizando a população.