Nesta segunda-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para preservar os recursos naturais. E é nesse espírito que a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) celebrou a data com uma programação especial.

A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorreu com um evento em parceria com a Polícia Ambiental e apoio de diversas instituições, onde houve palestras para alunos de escolas de Prudente e região, visita à concentração e exposições da Polícia Ambiental, passeio de barco e soltura de peixes. No mesmo horário, foi realizada uma visita técnica ao horto florestal dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Mariana Madia Poleto, de Indiana.

Vale lembrar que a programação de terça-feira (06) contará com o plantio de mudas de árvores no Parque São Judas e São Mateus em parceria com os alunos do Cidadescola.

Por que 5 de junho?

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Nessa Conferência, a ONU criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

Os princípios criados foram:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

 

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Assim, a celebração espera que a sociedade conheça os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais, bem como sua preservação e criação de leis que garantam um desenvolvimento sustentável, uma vez que a integração entre o ambiente e as pessoas é fundamental para que a vida de todos tenha mais qualidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação