A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) iniciou nesta quinta-feira (06/07) a instalação de três novos obstáculos, dois no Jardim Everest, na Rua Luis Alves dos Santos, e um na Avenida Raymundo Nonato Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Os trabalhos foram iniciados na altura do número 618 da Rua Luis Alves dos Santos, Jardim Everest, onde será instalado um dos redutores de velocidade. O segundo será na mesma via, por volta do número 900.

Já na Avenida Raymundo Nonato Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o obstáculo será instalado nas proximidades do número 395.

O engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, explica que a instalação de um obstáculo é o último recurso a ser adotado para a redução de velocidade de uma via, conforme a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“O obstáculo é instalado para atender solicitações de munícipes ou de vereadores, por exemplo, que indicam à secretaria os locais de risco. Antes de ser instalado o obstáculo, a Semob vai até o local, faz o estudo da via, realiza outras intervenções, como sinalizações, alertas, instalação de placas, com o objetivo de promover a redução de velocidade sem a necessidade do obstáculo”, esclareceu.

Ainda segundo o engenheiro, a Semob já havia realizado melhorias nas sinalizações dos três locais, porém, mesmo com as intervenções, a pasta constatou que os pontos ainda necessitavam do obstáculo para que a velocidade segura para o tráfego fosse alcançada. 

Fonte: Secretaria de Comunicação