A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), realizou nesta quarta-feira (12/07) mais um trabalho de melhoria na sinalização viária, que incluiu instalações de placas e ondulações transversais.
Na Rua Prudente de Moraes, as equipes implantaram novas placas refletoras e também instalaram uma ondulação na altura do número 1129, popularmente conhecida como lombada.
Uma segunda ondulação foi instalada na Avenida Paulo Marcondes, nas proximidades do Nº 1551, região de grande fluxo.
O engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, explica que as ondulações têm por objetivo reduzir o excesso de velocidade e, consequentemente, evitar acidentes, porém, a instalação de um obstáculo é o último recurso a ser adotado para diminuir a velocidade de uma via, conforme a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“O obstáculo é instalado para atender solicitações de munícipes ou de vereadores, por exemplo, que indicam à secretaria os locais de risco. Antes de ser instalado o obstáculo, a Semob vai até o local, faz o estudo da via, realiza outras intervenções, como sinalizações, alertas, instalação de placas, com o objetivo de promover a redução de velocidade sem a necessidade do obstáculo”, esclareceu.
Ainda segundo o engenheiro, a Semob já havia realizado melhorias nas sinalizações nos locais citados, porém, mesmo com as intervenções, a pasta constatou que os pontos ainda necessitavam do obstáculo para que a velocidade segura para o tráfego fosse alcançada.
Fonte: Secretaria de Comunicação