Nesta segunda-feira (21/08) aconteceu o primeiro encontro presencial do curso de formação para professores dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, que está sendo realizado por meio da parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a FCT/Unesp.

A formação, denominada ‘a matemática do currículo do ensino fundamental I’, abordou neste primeiro encontro sobre a resolução de problemas de contagem, aula ministrada pela professora doutora Cristiane Nespoli. Além dos professores, a formação teve a participação do coordenador pedagógico da Seduc, Moisés César, e da supervisora de ensino, Lane Gouveia.

O curso todo terá duração de 45 horas, em formato híbrido, sendo um encontro online e 10 encontros presenciais, todos com duração de três horas, além de atividades assíncronas que serão disponibilizadas em plataforma online.

Para os participantes, será emitido certificado ao final do curso, que observará os requisitos mínimos definidos pela Universidade.

De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, a formação continuada em parceria com a Unesp, tem como objetivo despertar nos professores a reflexão sobre as práticas pedagógicas e as dinâmicas de aprendizagem relacionadas aos conceitos matemáticos, fortalecendo o diálogo e a proposição de ações pedagógicas inovadoras, em consonância às orientações da Proposta Pedagógica da Seduc.

Ainda conforme a secretária, a formação também tem como objetivo preparar a equipe docente para o suporte aos alunos classificados na Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim – Obemep Mirim, edição de 2023. Em Prudente, foram inscritos 1.714 alunos dos 5º anos de 30 escolas. Desse total, 356 serão classificados para a próxima fase.