O prefeito Ed Thomas recebeu nesta quarta-feira (30/08), no gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, a visita dos membros da Rede de Apoio aos pacientes Renais de Presidente Prudente e Região – APPAR, formada em sua maioria por pessoas que estão em tratamento renal.

A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanderlei Wanderley da Silva e também a participação do ex-vereador José Tabosa, que é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e também voluntário na APPAR.

Na ocasião, foi discutida a importância da criação de um centro de atendimento ao paciente renal crônico, como braço de apoio aos hospitais. Também trataram da necessidade de retomar os trabalhos em relação à construção do hospital ou de um Centro de Referência ao Paciente Renal Crônico.

Segundo o presidente da APPAR, Cassio Tuboni, "a intenção da APPAR é o suporte para a implantação de um centro para atendimentos dos pacientes e seus familiares, e também onde possamos colocar novas máquinas", disse Carlos Tuboni.

De acordo com a assistente social da APPAR, Elaine Oliveira Almeida, existe uma grande demanda em relação ao paciente Renal. Segundo ela, são cerca de 490 pacientes. “No Hospital Regional são cerca de 150 pacientes e o Instituto do Rim mais de 200 pacientes, que utilizam a cadeira. Além dos pacientes que estão nos estágios que antecedem a doença como diabetes e pressão alta”, detalhou.

Conforme a assistente social, a “APPAR trabalha com aquele paciente ligado à máquina, que precisam do suporte como doação de cesta básica, a realização de exames, além do suporte aos familiares”, explicou.

A rede de apoio aos pacientes Renais possui sede em Prudente, na Rua Comendador João Peretti, 652, Vila Santa Helena. A página no Insta é @APPAR_Prudente, onde são divulgadas as ações e eventos, como a feijoada que ocorrerá nos próximos dias.

Participaram da reunião: Cássio Mitsuo Tubone – Presidente; Alexandre Motoki- Vice Presidente; Leda Maria dos Santos- secretaria Elaine Oliveira Almeida- Assistente social; Fábio Matriarcadi- Conselho fiscal; Eurotides Toledo-Conselho Fiscal; José Tabosa voluntário

Fonte: Secretaria de Comunicação