Nesta terça-feira, dia 26 de setembro, é o Dia Nacional dos Surdos. A data foi marcada com a publicação em atos oficiais da Lei 11.209/2023, que dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública à ‘Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região (ASSPP) Dorvalino Paixão’.
A lei sancionada pelo prefeito Ed Thomas garante segurança jurídica, autorizando a entidade a celebrar convênios e a regulamentação completa da entidade, permitindo assim a liberação dos documentos para solicitar recursos públicos e emendas parlamentares.
No último domingo (24), no salão paroquial da Catedral, houve um almoço de formalização da Associação, que contou com a presença da primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, do secretário de Administração, Donizeti Veloso dos Santos, do vice-presidente da entidade, Fernando Rosalis, da diretora Maria Darcy Mariz Morano, além dos vereadores: Miriam Brandão, Professor Negativo, William Leite, Demerson Dias, Douglas Kato, Mauro Neves e a Joana D’arc esteve representada. O deputado estadual Mauro Bragato esteve representado pela assessora Renata Catanante.
A lei foi publicada nesta terça-feira a pedido da própria comunidade surda, como forma de prestar uma homenagem ao trabalho realizado pela entidade.
A Associação dos Surdos e Surdas existe desde 2016 e atende atualmente 110 pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos, que possuem algum grau de deficiência auditiva.
A associação oferece curso de libras, orientações com apoio de assistente social, atendimentos com psicólogos, apoio em geral aos assistidos e seus familiares, além de oficinas e rodas de conversa. A entidade fica na R. Maestro Francisco Fortunato, 636 - Jardim Bela Daria.
De acordo com a diretora da Associação, Maria Darcy, atualmente a entidade é mantida através de eventos sociais e filantrópicos promovidos com ajuda de voluntários. Segundo ela, a aprovação da lei é resultado de uma longa luta, e a aprovação da lei dará maior segurança à entidade, para buscar subsídios e emendas parlamentares. Ela adianta que a Associação já está inscrita nos conselhos e aguarda a aprovação para buscar recursos.
Fonte: Secretaria de Comunicação