O prefeito Ed Thomas recebeu na manhã desta segunda-feira (30/10), no gabinete da Prefeitura de Prudente, os membros do Grupo Dantai Fênix, para assinatura do Projeto de Lei que trata sobra a Declaração de Utilidade Pública à Associação. No ato, os vereadores Douglas Kato e Willian Leite, estiveram presentes confirmando o apoio da Câmara na aprovação do projeto.
O prefeito Ed Thomas falou da importância cultural do grupo Dantai Fenix em levar o nome da cidade para as competições regionais e nacionais de taikô e de todo trabalho cultural. Com a declaração, é possível pleitear emendas impositivas junto aos vereadores, bem como recursos estaduais, como possibilidade de expansão e crescimento da associação.
De acordo com a presidente Rosa Tomishima, o grupo existe há 17 anos e conta com mais de 50 membros, tendo início com membros da Nissenji e vinculado à Acae.
São promovidos eventos culturais e apresentações levando a arte do taikô em toda região. Este final de semana, o grupo promoveu o 3º Bon Odori, na Acae em Prudente, que contou com apresentações e Praça de Alimentação.
Neste ano, eles conquistaram o 1º lugar do Campeonato Inter-regional de Taikô e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Taikô, em Serra Negra. Outros títulos são: Bi-campeão regional em 2017; Tri-campeão Brasileiro Categoria Solo.
Segundo o vereador Douglas Kato, o prefeito está fazendo um justo reconhecimento ao grupo, que luta para manter essa tradição dos antepassados. O prefeito sabe da importância das entidades, até para as novas gerações que integram o grupo e outras que ainda farão parte.
O vereador Willian Leite destacou a importância deste título de Utilidade Pública. Segundo ele, esse reconhecimento ajudará o grupo nas competições, para que eles possam viajar e representar Prudente. Segundo ele, a partir deste título o grupo tende a expandir com novas ideias, projetos e parcerias com escolas e com as Secretarias Municipais.
Conforme projeto de lei, a concessão da declaração de utilidade pública permite que a entidade possa firmar convênios com entes públicos, ser beneficiada com subvenções sociais.
Fonte: Secretaria de Comunicação