O auditório da Prudenprev sediou a reunião para Implementação do Método Wolbachia em Presidente Prudente. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (30/11), com a participação do prefeito Ed Thomas, do secretário de Saúde. Breno Erbella Casari, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica Municipal, representada pela coordenadora Elaine Bertacco, ainda com a presença da Diretora Técnica GVE, Paula Lagisck, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Wanderley da Silva.

O município de Prudente é um dos primeiros a serem visitados pelo Ministério da Saúde, para coletar informações que serão utilizadas para dar início dar início às atividades de Implementação do Método Wolbachia, que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo assim a transmissão de arboviroses

Na reunião houve a apresentação do município em relação ao fluxo para vigilância e controle vetorial, além da apresentação da Fiocruz e do Fluxo de trabalho das etapas para implementação do método no município. No agenda do período da tarde, o grupo de trabalho visitou as instalações municipais de controle vetorial.

Conforme o líder de relações instituições da Fiocruz/WMP, Diogo Chalegre, esse método é uma alternativa complementar e não uma ‘bala de prata' que irá zerar os casos. Segundo ele, essa bactéria ‘Wolbachia’ é natural e está presente em mais 50% dos insetos da natureza, no entanto, não existe no mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a consultora Técnica do Ministério da Saúde, Aline Rabello, esse método é uma politica pública adicional para o controle de arboviroses. Segundo ela, será preciso capacitar os recursos humanos para um trabalho específico de educação nas escolas através do engajamento comunitário.

A consultora Técnica do Ministério da Saúde explicou que esse método já foi implementado em outros países. E no Brasil já houve pesquisas em Niterói, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Petrolina e Campo Grande. Em Niterói, por exemplo, houve redução 70 % dos casos de dengue nas áreas instruídas

Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receber o método. Outras reuniões ocorrerão nas cidades de Foz do Iguaçu (PR); Natal (RN), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR).

- Programação segue nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro:

Nesta sexta-feira (01/12) uma nova reunião segue a partir das 9h até às 15h30, no mesmo local. Haverá formação de grupo de trabalho para início da construção da proposta de implementação municipal e agendamento das próximas reuniões do comitê gestor. No período da tarde segue apresentação do esboço de plano de trabalho do município.