O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, participou da solenidade de abertura do 01° Treinamento Chuvas de Verão - Inundação 2023/2024, promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20/12), no auditório do Senai.
A mesa solene também foi composta pelo diretor do Núcleo de Capacitação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, o 1º tenente da PM Caio Mormillo Veneziani, pelo diretor do Senai, Sherman Willian Mukoyama, e pelo coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouveia.
De acordo com a organização, a capacitação foi proposta aos 186 municípios das regiões de Prudente, Bauru, Araçatuba e Marília, com objetivo de proporcionar aos agentes e gestores municipais de Proteção e Defesa Civil conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.
O diretor do Núcleo de Capacitação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, o 1º tenente da PM Caio Mormillo Veneziani, comentou sobre o clima do interior do estado que, diferentemente do litoral, tem sofrido mais com a estiagem do que com inundações e deslizamentos.
Veneziani evidenciou o trabalho realizado pela Defesa Civil em todo o Estado, por meio das coordenadorias regionais. “Quem ganha é a população. Essa é a nossa essência, trabalhar em prol do próximo. Nosso trabalho é realizado em conjunto, com a importante parceria das secretarias, não só por quem veste o colete”.
O prefeito Ed Thomas agradeceu o trabalho efetuado pela Defesa Civil Municipal, que já colaborou em muitas situações, como as fortes chuvas registradas nos últimos meses, sempre disponíveis. “São seres humanos de vocação, que se orgulham de vestir esse uniforme e ajudar o próximo. Essa é a melhor oportunidade que tenho para agradecer a todos vocês”.
No decorrer do dia, o treinamento abordou aulas sobre as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentadas pelos meteorologistas da Climatempo. A Coordenadoria Estadual apresentou o tema ‘Situação de Anormalidade, Logística Humanitária, Assistência Social na emergência e Mapeamento Comunitário de Risco’.
Ao término do treinamento, os participantes foram certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do "Kit Operação Chuvas de Verão", e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.
Fonte: Secretaria de Comunicação