Conforme os dados apresentados pela Receita Federal referente à primeira fase da Campanha 2023/2024 do Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) e do Gepai (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos do Idoso), na primeira etapa foram destinados pelos contribuintes R$ 2.994.138,80.
O balanço aponta um aumento bastante expressivo para os projetos que visam a melhoria da qualidade de vida do idoso por meio do Gepai, destinados por pessoas jurídicas, com a destinação de R$ 1.209.205,00. Para o Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) foram destinados R$ R$ 1.784.888,80 às entidades assistidas.
Na primeira fase, também houve algumas arrecadações de pessoas físicas que preferem adiantar o IR por meio do boleto. Para o Gepai, foram destinados R$ 85.750,00. Já ao Gepac, as pessoas físicas enviaram R$ 496,286,79.
As pessoas físicas são o alvo da segunda etapa da campanha, com foco no mês de março, quando a declaração do Imposto de Renda é obrigatória a todas as PF que se enquadram em uma série de regras, como quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023.
É importante ressaltar que a indicação da destinação aos programas Gepac e Gepai não acarreta nenhum ônus ao doador, uma vez que se refere à parte do valor do IR destinado à Receita Federal. O contribuinte deve demonstrar interesse ao seu contador, para que a indicação seja feita no ato da declaração.
Fonte: Secretaria de Comunicação