O novo campus do IFSP em Presidente Prudente (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), no Parque Imperial, local doado pelo município para sediar a unidade, já está ganhando forma e, atualmente, a obra recebe o primeiro enchimento de laje com concreto.
Passados menos de três meses do lançamento da pedra fundamental, que aconteceu em 11 de março de 2024, a obra já está com 40% de conclusão e prevista para ser concluída até dezembro de 2024, conforme dados confirmados pelo engenheiro, Eduardo Camargo, da Construtora Carvalho Costa & Silva.
Ainda conforme o engenheiro, a terraplanagem, a infraestrutura e superestrutura já foram concluídas. Atualmente, foram iniciadas a cobertura metálica, as alvenarias de vedação e os contrapisos internos.
Sobre o campus
O terreno, doado pelo município de Presidente Prudente, contém 30 mil metros quadrados e abrigará 18 salas, sendo cinco laboratórios, três salas administrativas e dez salas de aula ao término do projeto.
A área contará com investimentos na ordem de R$ 11,5 milhões, conforme o instituto. A Construtora Carvalho Costa & Silva, empresa de Barretos, foi a vencedora do processo licitatório para a execução da obra.
De acordo com informações do diretor do Campus Prudente, José Roberto da Silva, o IFSP/PP recebeu autorização do Ministério da Educação para ser implantado no modelo de dimensionamento de cargos 40/26, ou seja, permite que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, chegando a 800 alunos matriculados em cursos regulares.
Conforme o reitor Silmário Batista dos Santos, além dos R$ 11,5 milhões anunciados inicialmente, já foram confirmados recursos adicionais para a construção do refeitório e da biblioteca.
Os cursos ofertados no campus Prudente pertencerão a três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Infraestrutura, conforme definido após as três audiências públicas e a participação da população por meio de formulário eletrônico.
Fonte: Secretaria de Comunicação