O prudentino Miguel Rosa, de 9 anos, aluno da rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, realizou uma visita à Inova Prudente, onde foi recebido pelo Secretário de Tecnologia (Setec), Helton Sapia, e pelo diretor-presidente da Instituição, Diego Andreasi. Na oportunidade, Miguel foi nomeado como embaixador do Inova Prudente Kids, honraria confirmada por meio de um certificado.

Programa educacional de ciência e tecnologia destinado à crianças de 8 a 11 anos, o Inova Prudente Kids é oferecido pela Prefeitura de Prudente em parceria com a Secretaria de Educação e a Inova Prudente.

Considerado com inteligência superior à média, apesar da pouca idade, Miguel já coleciona diversas premiações, incluindo internacionais. Dentre elas, se destacam o certificado de Jovem Cientista pela Agência Espacial Brasileira, o certificado do International Astronomical Search Collaboration e a recente medalha de prata na Olimpíada Principia de Física, competição nacional da plataforma Medalhei.

Visita técnica à Inova Prudente

Acompanhado de seus pais, Josiane Luzia Mendonça e Ricardo Rosa dos Santos, Miguel pôde conhecer alguns dos espaços da Inova Prudente, como os estúdios de podcast e fotografia digital, a sala de realidade virtual, o Coworking e o futuro FabLab.

Ao ser questionado sobre seu espaço preferido, Miguel se revelou empolgado pela sala de impressão 3D, onde destacou que seria seu local escolhido para a produção de um novo projeto. Miguel ainda expôs seu sonho de estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e se tornar um engenheiro aeroespacial, onde já participou dos Sócios Mirins AEITA - Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e ainda recebe mentoria dos profissionais.

Atualmente, Miguel é aluno ouvinte no curso de pós-graduação de física da Unesp e frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal José Carlos João.

Sonho realizado

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, participou da abertura oficial da 9ª edição do Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações: Voando junto com o Rio Grande do Sul, que aconteceu no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, o Aeroclube, em Bauru (SP), no dia 08 de junho, com a presença do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, atualmente senador.

Um dos sonhos de Miguel era conhecer o astronauta brasileiro Marcos Pontes, pedido que já estava no ‘radar’ do prefeito desde que o conheceu. “Miguel pôde realizar o sonho de conhecer um de seus ídolos: o astronauta Marcos Pontes, hoje senador da República. Uma honra ter colaborado para que esse encontro especial ocorresse. Continue voando alto, Miguel, você é um orgulho para nossa cidade”.