Presidente Prudente sediou nesta quarta-feira (3/07), com cerca de 120 participantes, a 1ª Oficina Regional Sobre Gerenciamento de Risco Sanitário da CIR Alta Sorocabana. O evento é uma realização da CIR, em parceria com a ANVISA, Secretaria Estadual de Saúde, COSEMS e Prefeitura de Presidente Prudente.

Na cerimonia de abertura no salão do Hotel Aruá, estiveram presentes: o prefeito Ed Thomas; o secretário de Saúde, Dr. Breno Casari; a Diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) XI, Marlene Mendes Silva Damacena; a Assessora Técnica do CONSEMS/SP, Lídia Tobias Silveira; e a Diretora Técnica do Grupo de Vigilância Sanitário GVS-XXI, Helena Marcia Berni Nascimento.

A capacitação ocorre das 8h às 17h, reunindo munícipios de abrangência da CIR Alta Sorocabana com objetivo de proporcionar uma discussão para padronização de conceitos sobre Riscos e Gestão dos Riscos Sanitários, visando ao desempenho das equipes estaduais e municipais nas ações de promoção, proteção e preservação da saúde como parte integrante do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A CIR da Alta Sorocabana é composta pelas cidades de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Martinópolis, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.

O evento contou com as seguintes palestras da pesquisadora Ana Maria Figueiredo de Souza do Laboratório de Proteção à Saúde Pública da USP que fará a palestra: A atuação da Vigilância Sanitária na proteção da saúde: Integração ou Articulação?

Em seguida a palestra: Acerca do Risco: Como e porque a vigilância faz bem para a saúde foi ministrada por Luiz Quitério do Engenheiro do GVS de Santos.

Por fim, a palestra com Lidia Tobias Silveira, Assessora Técnica do COSEMS/SP, que falou sobre Planejamento e os Instrumentos de Gestão no SUS.