O Cerest de Presidente Prudente (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), recebeu nesta sexta-feira (18/10), na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo, cerca de 100 servidores dos 45 municípios que integram a DRS 11 (Departamento Regional de Saúde da 11ª Região) para uma capacitação sobre a saúde do trabalhador.

Com o tema “Dados que Salvam Vida: a importância da notificação municipal dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho”, o evento foi aberto pela supervisora do Cerest Prudente, Isabela de Araújo Gonçalves, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de abordar o assunto.

Também compuseram a mesa de abertura a interlocutora de Saúde do Trabalhador da DRS 11, Edmárcia Munhoz Correa Coelho, a técnica da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho-Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (DVST-Cerest/CVS), Rosemary Norye Inamine, e o José Carlos Carmos DVST – Cerest Estadual/CVS/CCD/SES-SP, que é auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, que ministrou a primeira palestra.

A representante da DRS 11, Edmárcia Munhoz, mencionou que houve um acréscimo de notificações aqui na região. “Quando analisamos os dados recentes aqui da nossa região, principalmente de um hospital, que é um hospital-escola, percebemos um aumento significativo de notificações em relação aos acidentes de trabalho e saúde do trabalhador. Espero que hoje a gente consiga discutir sobre essas notificações, sobre os desafios que a gente tem em relação a isso”, declarou.

No decorrer do dia, a formação foi composta pelas palestras de Rosemary Norye Inamine, da DVST – Cerest Estadual/CVS/CCD/SES-SP, com o tema “Como notificar os agravos ocupacionais”.

O Doutor Paulo Mesquita, da GVEXXI de Presidente Prudente, abordou a temática ‘Fluxo de notificações’.  

Após as palestras, os grupos foram formados para discutirem os temas apresentados e apresentados os trabalhos concluídos.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação