A cidade de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (27/05) a vacinação contra a Covid-19 com o novo imunizante aprovado no Brasil pela Anvisa, a Spikevax Monovalente, fabricado pela Moderna com atualização para a subvariante da Ômicron XBB 1.5.
Nesta fase da campanha, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, o imunizante será utilizado para a dose de reforço em pessoas que integram o grupo prioritário: crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades, entre outras classificações.
Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o município recebeu 2.000 doses da vacina para atender este público.
O secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, explica que a recomendação do uso da vacina monovalente XBB nos grupos prioritários independe de quantas doses anteriores a pessoa já tenha recebido, ou seja, se não possui nenhuma dose ou já recebeu 1,2, 3 ou mais doses. “Quem está incluso no grupo prioritário deve receber uma dose da vacina monovalente atualizada”, ressaltou.
Conforme orientação do GVE (Grupo de Vigilância do Estado), este imunizante pode ser administrado simultaneamente com qualquer outra vacina, com exceção da vacina contra a dengue, que exige um intervalo mínimo de 24 horas entre elas.
Em Presidente Prudente, a imunização com a monovalente abrangerá todas as 28 salas de vacinação do município, que funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.
Fonte: Secretaria de Comunicação