A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realizará na próxima segunda-feira (01/07) a abertura da Semana das Zoonoses, que ocorre do do dia 1 ao dia 5 de julho de 2024.

A cerimônia de abertura será na próxima segunda-feira (01/07), a partir das 8h, na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo, com a presença da equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses e de autoridades.

De acordo com o gerente da UVZ e organizador da atividade, Tiago Patrício Ribeiro da Silva, essa é a segunda edição da Semana, em comemoração ao Dia Mundial das Zoonoses, lembrado em 6 de julho.

“A semana é um marco em relação ao Dia Mundial das Zoonoses, lembrado em 6 de julho. É um tema que ainda é desconhecido, tivemos doenças graves relacionadas às zoonoses que precisam ser estudadas como a febre maculosa, além de ser uma maneira de colocar nossos serviços à disposição da população” disse o gerente da UVZ.

Segundo o gerente, o objetivo da semana é promover ações que tragam visibilidade às ações de combate a doenças como leishmaniose, raiva e a própria febre maculosa, em conformidade com o Dia Mundial das Zoonoses, lembrado em 6 de julho.

No decorrer da Semana das Zoonoses,  nos dias 2, 3 e 4 de julho, a Unidade de Vigilância em Zoonoses realizará ações nas praças da juventude dos bairros.

Na terça (2/07) de julho, das 8h às 16h, na Praça da Juventude do Ana Jacinta. Na quarta-feira (3/07) na Praça do Humberto Salvador. Na quinta (4/07) na Praça CEU, no Parque Alvorada, com diversas ações com atendimento à população, serviços de chipagem de cães, coleta de sangue para casos suspeitos de leishmaniose, além de algumas doses de vacinação antirrábica.

Por fim, o encerramento da Semana das Zoonoses será na sexta-feira (28/07), na Praça 9 de Julho, com ações das 8h às 12h, com educativas com distribuição de encartes, orientação sobre escorpião, leishmaniose, dengue e esclarecimento de dúvidas.

Em todos os locais serão realizadas ações de coleta chipagem; ações educativas distribuição de encartes, orientação sobre escorpião, leishmaniose, dengue e esclarecimento de dúvidas.