Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), promoveu uma ação educativa no centro da cidade como parte da Semana de Mobilização da População para a Prevenção e Combate às Arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

A equipe da Vigilância iniciou a programação com um pedágio educativo, distribuindo panfletos informativos sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti para os motoristas e pedestres do centro.

A ação contou com a participação de atiradores do Tiro de Guerra (TG) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Após a realização do pedágio, o movimento percorreu o Calçadão, conversando com comerciantes e clientes sobre as orientações e métodos de combate ao mosquito.

Wolbitos

A ação também serviu para apresentar a comunidade sobre uma importante inovação no combate à dengue: os Wolbitos, que são mosquitos Aedes aeghypti infectados com a bactéria Wolbachia, que inibe a transmissão da doença.

A Wolbachia está presente nos insetos na natureza, mas não nos mosquitos transmissores da dengue. Dessa forma, a liberação dos mosquitos com a bactéria é importante para que os mesmos se reproduzam com os Aedes aegypti que já estão na natureza, com isso, todos os filhotes vão nascer com sua capacidade de transmissão diminuída.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação