Volta às aulas! O retorno nas escolas municipais de Presidente Prudente, no próximo dia 05 de fevereiro, marcará a volta de cerca de 17.500 alunos às atividades escolares. Para muitos, essa fase pode trazer sentimentos de ansiedade, medo e insegurança, especialmente diante de mudanças como novos professores, colegas e conteúdos. No entanto, esses desafios também abrem portas para novas amizades, aprendizados e descobertas.
Para deixar o retorno ainda mais agradável, a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente preparou orientações para ajudar pais, responsáveis e os alunos a enfrentar esse período de adaptação com mais leveza e tranquilidade.
O primeiro passo é entender que o processo de adaptação é fundamental para todas as crianças, inclusive para aquelas que já frequentaram a escola no ano anterior. A equipe escolar estará pronta para estabelecer um vínculo com as famílias e ajudar as crianças a se familiarizarem com seus novos colegas, professores e o ambiente escolar.
"Nos primeiros dias, o tempo de permanência das crianças pode ser ajustado gradativamente até que elas se sintam confortáveis e prontas para cumprir a jornada completa", explica a pedagoga e responsável pela Coordenadoria de Gestão Educacional, Janaína Cantero.
Envolver as crianças nos preparativos para o retorno das aulas é outra forma de estimular esse momento. Organizar os materiais e o uniforme junto com elas pode ajudar a criar uma expectativa positiva. Para aquelas que estão indo à escola pela primeira vez, os pais podem contar como será a rotina, as amizades e as brincadeiras que as aguardam.
"Conversar com as crianças sobre o retorno às aulas, explicar a importância desse momento e reforçar que estarão sempre por perto são ações que tranquilizam os pequenos", destaca uma pedagoga da rede.
Participação da família
A proximidade da família na escola é importante, sendo possível agendar uma entrevista com o professor antes do início das aulas. Entre os dias 03/02 e 10/02, as escolas organizarão a primeira reunião de pais, momento fundamental para fortalecer a parceria entre família e escola. "A presença e a transparência dos pais são essenciais para que os professores conheçam as necessidades e características da criança, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento", reforça Cantero.
Para o retorno às aulas, as 64 escolas municipais passaram por um processo completo de manutenção foram realizadas a roçagem do mato, a manutenção dos equipamentos, além de serviços de dedetização. Também foram entregues materiais de limpeza e pedagógicos, garantindo que os espaços estejam preparados e adequados para receber os alunos.
Fonte: Secretaria de Comunicação