O vice-prefeito Douglas Kato assinou nesta semana dois convênios que beneficiam Presidente Prudente. O primeiro firmado com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contempla a Biblioteca Municipal ‘Dr. Abelardo de Cerqueira César’, com o projeto de acessibilidade, que visa assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

A entrega dos equipamentos e assinatura do convênio ocorreu nesta última terça-feira (15), em São Paulo, contou com a presença do Governador Geraldo Alckimin, e da Secretária de Estado da Pessoa Com Deficiência, Linamara Battistella e demais autoridades. Estiveram presentes, o bibliotecário Murilo Tomiazi Misael e assessor de Gabinete, Ailton Arenales.

Os equipamentos estarão em funcionamento em breve, logo após a capacitação da equipe técnica Biblioteca Municipal ‘Dr. Abelardo de Cerqueira César’. Prudente recebeu o kit que inclui computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.

A conquista é resultado da participação de Prudente, que foi inscrita em 2016 no Concurso “Bibliotecas Acessíveis” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O vice-prefeito enalteceu o trabalho dos técnicos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da “Linamara [secretária de Estado da Pessoa com Deficiência], que sempre beneficiou Prudente com ações de acessibilidade. É uma grande lutadora e foi uma grande satisfação estabelecer esse contato, que resultou em mais uma grande conquista”, agradeceu Kato.

Convênio para oficinas culturais:

Outro convênio viabilizado com Secretaria de Cultura do Estado no valor de R$ 72.384,00, para continuidade do Programa Oficinas Culturais em Prudente. O ato contou com presença do secretário-adjunto da Cultura Estadual, Romildo Campello.

Com a assinatura, a intenção é manter as atividades que de formação e qualificação no setor das artes em Prudente. A Secretaria Municipal de Cultura já havia enviado o Plano de Trabalho das oficinas culturais.

A expectativa é de realizar cerca de 30 atividades por ano, nas diversas linguagens artísticas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura, circo, cultura geral e oficinas voltadas para profissionalização.